Os exercícios para o cérebro ajudam a aumentar o foco, a concentração e a memória, contribuem com uma maior presença no dia a dia, além de retardar ou atrasar declínios cognitivos relacionados à idade e/ou à demência. Mas diversos estudos publicados recentemente mostraram que é importante que eles sejam combinados com exercícios físicos para surtir os efeitos esperados.

Em geral, as pessoas são mais propensas a ficar dispersas, ter problemas para focar ou ter falta de memória se não fizerem nada para exercitar e manter sua mente treinada. Assim como ninguém esperaria ir à academia durante três meses e manter os músculos e a força para sempre sem precisar continuar a se exercitar, ninguém deve contar com os mesmos resultados para o cérebro sem exercitá-lo regularmente. 

O tipo de exercício escolhido para o cérebro precisa aumentar constantemente o desafio e a variedade. Afinal, jogar o mesmo jogo repetidamente ou se manter no mesmo nível de jogo não desafia a mente e faz ela funcionar no piloto automático. Além disso, é válido desafiar o cérebro com a variação de tarefas regulares. Ao invés de levar o cachorro para passear no mesmo trajeto todos os dias, é possível escolher outra direção em algum dia.

O ideal é desafiar os dois lados do cérebro, tanto o lado esquerdo, responsável por realizar tarefas relacionadas à lógica, como ciências e matemática, quanto o lado direito, mais visual e intuitivo. Jogos como Sudoku e quebra-cabeças são ótimos para desafiar o lado esquerdo do cérebro, e as palavras cruzadas ativam duas áreas específicas: linguagem e memória verbal.

Por outro lado, para fortalecer o lado direito do cérebro é importante manter a inteligência emocional afiada. Isso pode ser feito por meio do envolvimento em conversas que proporcionem sintonia com as emoções dos outros. Quanto maior o prazer envolvido no exercício cerebral, maior a neuroplasticidade – ou seja, a capacidade do cérebro de promover mudanças e adaptações estruturais e funcionais.

A importância de diversificar não se limita aos tipos de exercício, mas também ao caráter das experiências em si. Novos hobbies criativos, como pintura, fotografia, escrita criativa, escutar música ou aprender a tocar um instrumento trazem benefícios para o cérebro além de proporcionar prazer. A livre expressão por meio dessas linguagens artísticas contribui com o desenvolvimento do lado direito do cérebro.

Buobooks indica:

365 Palavras Cruzadas – Rosa Escuro

365 Palavras Cruzadas – Meio Ambiente

365 Palavras Cruzadas – Amarelo 

365 Palavras Cruzadas – Diversos