A ansiedade, a insônia e a tensão muscular são alguns dos efeitos mais comuns para quem está em isolamento. Um levantamento constatou que 86% dos brasileiros já enfrentam alguma dificuldade no dia a dia e que a incapacidade de relaxar é a principal delas. Algumas atividades têm desempenhado um papel essencial nesse sentido.
“Há muitas maneiras de não pirar e a literatura é uma delas”, ressalta a jornalista e booktuber Fernanda Farina. De fato, o hábito de ler não só amplia o nosso repertório cultural, como melhora o funcionamento do cérebro, aumenta as conexões neurais, estimula a criatividade, incita o senso crítico e provoca empatia. Mas alguns gêneros literários têm se destacado especialmente para ajudar a relaxar.
Diante das notícias desanimadoras, dos conflitos internos e da falta de motivação para o cotidiano, há “três estilos literários diferentes que podem ser seus grandes aliados”, sugere Fernanda. Imaginar outros mundos e realidades, conectar-se consigo mesmo e se inspirar com a trajetória de pessoas que marcaram a história são as “soluções” dessas literaturas.
Uma delas é a fantasia, “um remédio para mentes mais estressadas porque são histórias que projetam para lugares completamente diferentes e impossíveis”. A trilogia Senhor dos Anéis e as séries Harry Potter e Nárnia são os exemplos recentes de maior sucesso deste gênero, que com certeza é o melhor para instigar a criatividade dos leitores.
De fato, algumas obras de fantasia são tão primorosas que “você esquece até o planeta em que está vivendo”, ressalta a jornalista. É como “fazer uma longa viagem até Hogwarts, Nárnia, Terra Média ou qualquer outro lugar habitado por criaturas aladas, fadas, elfos, bichos falantes ou aprendizes de bruxos”.
Outro gênero literário indicado para a leitura no momento que vivemos é o de autoajuda, que contribui com o autoconhecimento do leitor e até mesmo oferece métodos para realizar mudanças necessárias na sua vida. “São como vozes sensatas, conscientes e sábias que nos sussurram os melhores conselhos possíveis”, explica a booktuber.
Mas os livros de autoajuda não são iguais. “Alguns trabalham a espiritualidade, outros as emoções, outros a razão mesmo”, diferencia Fernanda. Cabe ao leitor estar aberto a se conhecer e descobrir o que funciona melhor no seu caso. Entre os títulos mais populares estão O poder do agora, Os segredos da mente milionária e O milagre da manhã. “Tudo para devolver o nosso equilíbrio mental”.
Além de desvendar novos universos e entrar em contato com sua mente e seu coração, por que não se deixar levar pela história de alguém que viveu do seu próprio jeito? Viva a vida de outra pessoa com a leitura das biografias: “elas te enlaçam de um jeito tão marcante que você passa dias vivendo e pensando como o biografado da obra que você está lendo”.
A jornalista Fernanda Farina destaca que independentemente do tipo de figura pública (artista, político, religioso ou ídolo do rock), esse gênero literário é garantia de uma companhia autêntica. A inspiração é maior ainda quando abraça as controvérsias da grande personalidade, pois gera identificação no leitor. “Se tiver uma pitada de polêmica, melhor ainda”.
Buobooks indica:
– Harry Potter e a Câmara Secreta – J.K. Rowling
– Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – J.K. Rowling
– O Milagre da Manhã – Hal Elrod
– O Poder da Oração Sincera – Padre João Marcos Polak
– Humano Demais – A Biografia Do Padre Fábio De Melo
– Silvio Santos: A Biografia – Anna Medeiros e Marcia Batista