Apesar de ainda ser pouco representativo em termos de faturamento, o mercado de livros digitais cresceu em 2020 e a tendência é que a crescente permaneça neste ano. As biografias estão entre os títulos de não-ficção mais comprados no Brasil recentemente: o gênero literário mergulha nas trajetórias de personalidades importantes dos mais diversos setores de atuação: música, entretenimento, esporte, religião e política. 

Uma pesquisa de vinte anos dos escritores Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco sobre a vida do “mais Doce Bárbaro dos Trópicos”, um dos maiores ícones da música popular brasileira, resultou em uma biografia que conta histórias inéditas, para além da fase tropicalista, o período mais conhecido pelo grande público.

Aos 78 anos, o cantor e compositor anunciou em 2021 uma nova turnê pela Europa, na qual deve passar por Bruxelas, na Bélgica, Hamburgo, Alemanha e Paris, na França. Para Caetano Veloso, nunca é tarde para alcançar novas marcas: este foi o ano em que ele gravou o primeiro álbum de músicas inéditas em nove anos.

2021 foi o ano em que a ex-apresentadora de TV e paquita completou 58 anos e protagonizou uma polêmica. Xuxa foi um dos assuntos mais comentados no Twitter em março, quando defendeu em um live que pessoas presas se tornassem cobaias para testes de medicamentos. Pouco tempo depois, ela pediu desculpas e assumiu o seu erro. 

A intimidade e as controvérsias de pessoas públicas costumam ser os maiores atrativos das biografias. Nesse sentido, as autobiografias trazem detalhes únicos, pois são narradas por quem viveu as experiências. É o caso de Xuxa, que conta sua vida desde a infância, incluindo os terríveis abusos que sofreu, até o nascimento da filha Sasha.

Quais são os fatores que contribuem com o sucesso de atletas de alto rendimento? Por meio de uma narrativa divertida e surpreendente, a biografia de Novak Djokovic apresenta respostas para essa e outras perguntas que buscam entender mais sobre o que há por trás das inúmeras conquistas do tenista 

2021 é um ano especial para o esportista, pois é quando se tornou o primeiro jogador da história do tênis masculino a alcançar pelo menos 9 semi-finais em cada grande torneio: 9 na Austrália, 10 em Roland Garros, 9 em Wimbledon e 11 no US Open. Além disso, também será lembrado como o ano em que venceu Rafael Nadal em Roland Garros.

A biografia do “padre do Snapchat” é fruto de uma pesquisa minuciosa do jornalista Rodrigo Alvarez. A narrativa começa pelo passado difícil vivido ao lado da família na cidade de Formiga (MG), passa pela decisão de ir para o seminário e chega nas experiências de bastidores no auge da popularidade de Fábio de Melo. 

2021 é o ano do cinquentenário do padre, que faz aniversário no dia 3 de abril, mas também de uma experiência difícil: a morte da sua mãe, Ana Maria Melo Silva aos 83 anos de idade. “Eu daria a minha paisagem a ela. Mãe, sabe este horizonte que avisto da minha varanda? Ele é todo seu”, afirmou Fábio de Melo em homenagem à ela.

Este ano contou com dois eventos importantes para a política estadunidense e mundial: a posse do presidente Joe Biden e o lançamento da autobiografia de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. A autobiografia de Obama veio em boa hora: traz as memórias presidenciais e mostra o funcionamento da política do país.

Essas histórias não são nada banais: o ex-presidente admitiu para o podcast The Ezra Klein Show, do The New York Times, que o governo dos EUA tem registros oficiais de OVNIs. Na mesma entrevista, ele afirma que o impacto das mudanças climáticas no planeta pode fazer com que a nossa espécie seja extinta dentro de um século.

Buobooks indica:

Caetano – Uma Biografia – Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco

Memórias – Xuxa Meneghel 

A Biografia De Novak Djokovic – Blaza Popovic 

Humano Demais – A Biografia Do Padre Fábio De Melo – Rodrigo Alvarez 

Uma terra prometida – Barack Obama