A filosofia ocidental surgiu na Grécia Antiga, mas se consolidou e tomou rumos que a trouxeram à contemporaneidade a partir de pouco antes do início da era medieval – principalmente com escritos de tradição cristã. A partir de então, até o início da Idade Moderna, sábios religiosos que vieram a se tornar santos, santas ou grandes reformistas publicaram obras que até hoje influenciam nossa forma de pensar e ver o mundo – sejamos religiosos ou não. Reunimos aqui cinco desses livros fundamentais, todos publicados no Brasil pela Editora Vozes e disponíveis em mais de 100 países, em português e com frete grátis, pela Buobooks.

1. Confissões, de Santo Agostinho

Escrito no fim do século IV por Agostinho de Hipona (354-430), Confissões é um livro de imensa importância histórica e de leitura essencial ainda hoje. Tido como obra inaugural do gênero biográfico, é um marco teológico, filosófico e literário. De forma sucinta e surpreendente, Santo Agostinho relata sua jornada espiritual e de autoconhecimento.

2. O ente e a essência, de Santo Tomás de Aquino

Os escritos de Tomás de Aquino (1225-1274) são um marco da filosofia moderna: praticamente tudo o que foi desenvolvido a seguir dialoga de alguma forma com suas ideias sobre ética, metafísica, política e lei natural. Aqui ele aborda as divisões e relações entre corpo e alma – ente, ser, substância, individualizações e intenções lógicas. Uma obra que segue admirada, discutida e estudada oito séculos mais tarde.

3. Escritos seletos, de Martinho Lutero

Compilação de alguns dos principais textos de Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiano e professor de teologia germânico que foi uma figura central na Reforma Protestante. A filosofia de Lutero considera cada existência humana como um chamado à salvação, conceito pelo qual aborda o mundo e, principalmente, de maneira quase sempre crítica, o exercício do poder.

4. Caminho de Perfeição, de Santa Teresa de Jesus

Freira carmelita, mística e uma das principais articuladoras da chamada contrarreforma da Igreja Católica a partir de 1545, Teresa de Ávila (1515-1582) escreveu grandes obras a respeito da vida contemplativa e espiritual. Caminho de perfeição, seu primeiro livro publicado, reúne conselhos e ensinamentos que, repletos de sabedoria e humildade, seguem atuais depois de quase meio milênio.

5. Castelo Interior ou Moradas, de Santa Teresa de Jesus

Em outra obra imortal, Teresa de Ávila apresenta um guia para a priorização do espírito sobre o corpo e a matéria – o entendimento da alma como um palácio com muitos aposentos. Um livro para quem deseja se aprofundar no pensamento teresiano.