Qual o impacto da leitura no cérebro, em nós e em nossas vidas? A jornalista Lizzie Nassar reflete sobre isso para a Buobooks. Veja o vídeo e leia o que ela escreve sobre o tema para o Blog:

Aonde uma história escrita pode nos levar? Qual o efeito da leitura sobre nós, sobre quem somos e sobre nossas vidas?

Ler um livro é muito mais do que uma experiência momentânea. É um hábito que nos transforma profundamente, capaz de nos permitir escapar da realidade e se colocar na vida e na voz de outra pessoa.

Sim, na voz! Eu escuto a minha própria voz e, a partir dessa experiência aparentemente espantosa, imagino os personagens e lugares que fazem parte de uma história.

Fui buscar sobre isso e descobri que não estou sozinha. A Universidade de Nova York tem uma pesquisa, onde comprova que 82,5% das pessoas ouvem vozes enquanto estão lendo.

Nós, leitores, conseguimos “escutar os personagens”, sim. É um modo comum de mergulhar na história, dramas, aventuras, romances e descobertas que carregam o fascinante mundo paralelo da leitura.

Existem muitos estudos sobre o efeito da leitura. Um desses efeitos é o impacto, por exemplo, que os livros causam nas crianças – quase sempre sinônimo de sucesso na vida adulta. Afinal, quem lê tem mais chances de aprender sobre a vida e o universo, adquirindo novas experiências.

Livros geram aprendizados infinitos, porém mais do que isso, geram maior conexão com o mundo real e despertam maior empatia – este sentimento sublime e tão importante nos dias de hoje, em que precisamos compreender e nos conectar emocionalmente com as pessoas.

Passamos a entender mais o que se passa ao nosso redor, da mesma forma que buscamos entender, na leitura, os personagens com os quais nos conectamos.

Além de reforçar laços sociais, a leitura traz mais longevidade. Isso mesmo: um estudo da Universidade Yale, dos EUA, mostrou que pessoas que dedicam mais de três horas por semana à leitura tendem a viver pelo menos dois anos a mais do aquelas que não leem. Chegaram à essa conclusão observando mais de 3 mil pessoas ao longo de 12 anos.

Outro poder da leitura é a criatividade. Quando a gente lê bastante, melhoramos a escrita e o vocabulário. Estimulamos o pensamento, as novas ideias e a imaginação. Afinal, é na leitura que podemos viajar sem sair do lugar, encontrar alternativas diferentes no dia a dia e reduzir o estresse.

Ah! O estresse… essa marca dos tempos atuais. Você sabia que ler durante apenas seis minutos diários ajuda a diminuir quase 70% de nosso estresse cotidiano? Foi a conclusão de pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido. 

Não há preço para esse estímulo ao cérebro e a vida. E então me pergunto, diante de tantos benefícios: qual livro ler? A resposta que encontrei para essa pergunta é inevitável: qualquer um com o qual eu possa me identificar.

Faça este exercício também. E (re)descobrirá uma vida nova, um mundo novo, uma personagem nova ou várias dentro de você…