Preparando crianças para o mundo: cinco livros para mães e pais

Filhos não nascem acompanhados de manuais de instrução. Não à toa, livros sobre educação infantil vêm se popularizando imensamente nos últimos anos. Mas outra verdade é que não existe receita de bolo a ser compartilhada na hora de preparar uma criança para o mundo. Contextos mudam, ideais divergem e, claro, pais e filhos são indivíduos diferentes entre si. E, por isso mesmo, certas vezes nem a experiência pessoal é garantia de alguma coisa – um segundo filho pode ter outras necessidades e exigir abordagens muito diferentes do primeiro. Por isso mesmo, se você é pai ou mãe, eis a nossa dica: leia, leia muito, leia de tudo, e leve para dentro de casa o que mais combina com a sua família. Aqui, selecionamos cinco livros disponíveis pela Buobooks para países do mundo inteiro que não podem faltar numa biblioteca familiar.

1. Educar filhos: Entre a renúncia e a urgência, de Leonardo Posternak

Com mais de 40 anos de experiência como pediatra humanista e psicanalista, Leonardo Posternak, argentino radicado em São Paulo, apresenta um livro essencial sem propor regras ou oferecer soluções definitivas. Como preparar uma criança para o mundo? Citando Freud, ele dá a resposta logo na introdução – ou melhor, deixa claro que não há respostas: “Continuem errando, já que educar filhos é impossível!” A partir de própria experiência, Posternak inspira, faz refletir e propõe caminhos num texto leve e revelador.

2. Dicas para mães e pais de primeira viagem (Ou segunda, terceira, quarta…), de Irene Prado

“Às vezes, no afã de fazermos o melhor por nossos filhos, tornamos a vida insuportavelmente complicada”, afirma a professora de alfabetização, psicopedagoga, mãe e avó Irene Prado. Ela implora para não descartarmos tudo o que nossos pais e avós fizeram, pois sempre há ali muito conhecimento precioso. Seu livro traz, assim, um pouco de sua própria vivência e mostra que nenhum pai ou mãe está sozinho em suas aflições – todos acertamos e erramos juntos. Irene lembra ainda que são nossos filhos que nos tornam pais: antes disso, somos, como eles, apenas filhos. Então, envolvê-los ao máximo nessa incrível jornada é fundamental.

3. Fitness Emocional na Educação dos Filhos, de Zuila Freire

A categoria de educação menos valorizada ao longo do século XX talvez tenha sido a emocional. Nos últimos anos, no entanto, isso tem começado a mudar. Zuila Freire, que estudou inteligência emocional e tem um canal no YouTube em que aborda o tema, oferece apoio para que pais e filhos mantenham relações interepessoais sadias – entre eles e também com o mundo. E o primeiro passo para isso é que os próprios pais e mães sejam adultos emocionalmente seguros. No livro, ela dá algumas dicas essenciais.

4. Terapia de Família com Adolescentes, organização de Gisela Castanho e Maria Luiza Dias

Chegou a adolescência, e agora? Não são poucos os dilemas e preocupações – tampouco os caminhos possíveis para uma vida feliz. Este livro lança luz sobre a importância da psicoterapia de família com jovens, cuja demanda vem crescendo em consultórios e clínicas. São textos assinados por 19 autores que abordam questões sobre autoridade, adoção, parentalidade e tecnologia, podendo ser lidos tanto por profissionais da área quanto por mães e pais.

5. Socorro! Meu Filho Come Mal, de Gabriela Kapim e Ana Abreu

Alimentação é uma das questões que mais assombram e atormentam pais e mães. Pensando nisso, a nutricionista Gabriela Kapim e a diretora e roteirista Ana Abreu criaram, no canal por assinatura GNT, o programa Socorro! Meu filho come mal, que foi transformado por elas neste livro. A ideia é descomplicar a alimentação saudável e provar que comer bem não requer sacrifícios. A obra traz dicas, receitas e atividades para reunir toda a família em torno de uma mesa repleta de alimentos nutritivos e deliciosos – com amor e diversão.

 

 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *