Viver bem é uma ciência. Em outras palavras, a ciência deve ser a base de nossos hábitos para manter corpo e mente saudáveis. No livro Pílulas de Bem-Estar, publicado no Brasil pela editora Sextante e disponível em qualquer lugar do mundo pela Buobooks, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros se guia pelas mais recentes pesquisas para reunir 84 dicas essenciais para a nossa qualidade de vida. Com leveza e bom-humor, aliando ciência ao cotidiano, ele as apresenta como pílulas – sem qualquer contraindicação ou efeito colateral – divididas em sete frascos, ou melhor, grupos: para emagrecer, para dormir, da inteligência, da felicidade, calmantes, do amor e da longevidade. Oferecemos aqui algumas amostras grátis.

1. Pílula para emagrecer: Levante-se da cadeira

“Nem todo mundo tem tempo ou disposição para frequentar uma academia, praticar esportes ou mesmo fazer caminhadas – pense nas pessoas que se desdobram para estudar, trabalhar e cuidar da casa ao mesmo tempo. Mas mesmo elas podem adotar uma postura mental mais ativa, criando uma aversão automática por escadas rolantes, controles remotos e qualquer saída que facilite a vida mas dificulte a atividade física.” Modo de usar: várias vezes ao dia, sempre que se lembrar.

2. Pílula para dormir: Coma melhor

“Quem dorme mal acaba se alimentando pior, pois o cansaço dificulta as escolhas saudáveis. Quem come mal também dorme pior, tendo um sono mais leve e menos reparador; com isso, corre o risco de não se alimentar bem. E dormir mal outra vez. E assim por diante.” Modo de usar: durante as refeições.

3. Pílula da inteligência: Leia

“Nas últimas décadas, diversos estudos comprovaram que o volume de leitura faz diferença na aquisição de diversas habilidades verbais – não só enriquece o vocabulário, como aumenta a fluência verbal, a capacidade de compreensão e até o conhecimento do mundo.” Modo de usar: desde o início da vida (mas sempre é tempo).

4. Pílula da felicidade: Reduza suas expectativas

“Ter expectativas mais realistas não significa esperar o pior, é apenas lembrar que a vida não é cor-de-rosa. Sem a ilusão de que tudo será perfeito, podemos ficar mais felizes na realidade.” Modo de usar: antes de momentos aguardados.

5. Pílula calmante: Perdoe

“Não é fácil ir contra nossos instintos de vingança. Como não esquecemos o mal que fazem a nós, é difícil perdoar. O truque é, voluntariamente, decidir abandonar as emoções negativas e, a partir dessa decisão, parar de pensar em maneiras de ir à forra. Remoer o que passou e antecipar a vingança, afinal, não nos faz justiça e nos deixa ainda mais estressados.” Modo de usar: com o coração.

6. Pílula do amor: Troque a paixão pelo amor

“O suposto ‘amor incondicional’, movido pela paixão, é muito sedutor. Em comparação, o amor do dia a dia, que requer esforço contínuo, comunicação, diálogo, não parece tão excitante. De fato, nem sempre é fácil trocar a paixão pelo amor duradouro. A recompensa, no entanto, é inegável. Os estudos comprovam.” Modo de usar: logo.

7. Pílula da longevidade: Tenha fé

“Se existe uma coisa que a fé e a espiritualidade podem nos ensinar é que buscar um sentido para a existência, criar laços afetivos e renovar a esperança não só acrescentam anos à vida, mas também vida aos anos.” Modo de usar: com convicção.