É fundamental que os brasileirinhos espalhados pelo mundo, além de se manterem fluentes na língua portuguesa, sigam em contato constante com as riquíssimas cultura e história brasileiras. E não existe melhor maneira de fazer isso do que através dos livros. Selecionamos nove belíssimas obras que, disponíveis para o mundo todo pela Buobooks, descortinam as florestas, o folclore e toda a diversidade do país. É o Brasil de ontem e de hoje para os brasileiros de amanhã – não importa onde estejam.

1. Rapunzel do Sertão, de Maurício Pereira (Sankofa Editora)

Um dos maiores contos de fadas de todos os tempos, escrito pelos irmãos Grimm há mais de 200 anos, a história da menina de longas tranças presa no alto de uma torre é reimaginada por Maurício numa fantástica nova versão – muito, muito brasileira – ambientada no Nordeste do país.

2. Tibúrcio, de Marina Gonzalez (Girassol)

Símbolo da cultura brasileira, a literatura de cordel é uma arte popular e riquíssima que remonta às origens do país. No livro, Marina se inspira nas rimas e ilustrações desse gênero tão original para contar a história de amizade, repleta de emoção e bons ensinamentos, entre a burrinho Tibúrcio e seu dono. Veridiana Scarpelli é a autora das ilustrações.

3. Povos Além do Tempo, de Karoline Vitória de Souza e Jhonatan Kempim (Páginas Editora)

Dois jovens estudantes da cidade de Espigão d’Oeste, em Rondônia, narram histórias comoventes sobre o complicado e quase sempre violento relacionamento entre duas civilizações – indígenas e brancos. Vencedores da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, Karine e Jhonatan alertam para a proteção das comunidades tradicionais brasileiras e a preservação da natureza. Ilustrações de Nelson Flores.

4. Coração Musical do Bumba Meu Boi, de Heloísa Prieto (Estrela Cultural)

O livro resgata e apresenta às crianças todos os sons e cores de uma das mais tradicionais e importantes festas do folclore popular brasileiro. Com referências a Guimarães Rosa e Mário de Andrade, dois dos maiores nomes da nossa literatura, Heloísa percorre, com leveza e sensibilidade, um mundo de serestas, violeiros e cavaleiros. Jô Oliveira assina as ilustrações.

5. Saracuteia, de Ivani Magalhães e Gislaine Caitano (Bon Bini Books)

Cantigas e brincadeiras tradicionais ganham vida num livrinho que faz com que ícones da infância brasileira continuem a encantar novas gerações por todo o mundo. Inspirada pelo folclore do Brasil, Ivani e Gislaine apresentam versos animados numa leitura que vai unir pais e filhos – podendo ser complementada por músicas disponíveis no YouTube. Ilustrado por Vanessa Alexandre.

6. Grande Circo Favela, de Otávio Júnior (Estrela Cultural)

Uma história sobre superação e solidariedade ambientada no coração do Brasil. O carioca Otávio Júnior se inspirou em Benjamim de Oliveira, mais conhecido como Beijo Moleque, o primeiro palhaço negro do país, para retratar a infância nas periferias brasileiras. Ilustrações de Roberta Nunes.

7 e 8. Um Som… Animal e Eu Vi um Bichinho, de Aloma (Bon Bini Books)

Dois incríveis livrinhos da autoria de Aloma sobre os sons dos animais da fauna brasileira: a onça rugindo, o tatu choramingando, a arara gritando, a cotia gargalhando… A leitura pode ser acompanhada de vídeos sonoros disponíveis no YouTube.

9. Pterossauros Brasileiros, de Luiz Eduardo Anelli e Celina Bodenmüller (Estrela Cultural)

As crianças amam dinossauros – e elas vão adorar descobrir que o Brasil, na Pré-História, foi habitado por fascinantes criaturas gigantescas. No livro de Luiz Eduardo e Celina os donos do show são os pterossauros, que cruzavam os céus tupiniquins e podiam chegar ao tamanho de um avião a jato. Ilustrado por Douglas Franchin.