Da moeda com valor absoluto à moeda com valor relativo, os meios de troca entre pessoas já tiveram diversas formas. Couro, penas, peixe seco, sal grosso, pinga e tabaco já assumiram esse papel nos contextos em que o escambo era hegemônico. Essa prática, por sua vez, visava dar um destino útil ao que era produzido em excesso. As mercadorias que adquiriam importância como o gado e o sal ficaram conhecidas como moedas-mercadoria. 

Já as primeiras moedas como peças representando valores surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C., geralmente feitas em metal. Mas os lugares para guardá-las em segurança, que chamamos de bancos, só surgem a partir do século XVII. Hoje, o dinheiro não é apenas um meio de compra e troca de bens e serviços, mas também de força de trabalho e divisas estrangeiras, além de funcionar como unidade contábil.

O primeiro motivo para ganhar dinheiro é a sobrevivência, o que significa pagar as contas, a moradia, se alimentar e cuidar da saúde nos tempos contemporâneos. Para além desse básico, a garantia de um futuro tranquilo, a realização de sonhos e a melhora da qualidade de vida como um todo estão entre os principais motivos para aumentar a renda. Apesar dessa equação parecer difícil para muita gente, ela pode ser resolvida. 

Riqueza, uma questão de mentalidade

Oferecer serviços para alguma empresa ou organização, fazer investimentos em renda fixa ou variável e empreender o próprio negócio são alguns dos principais meios de se ganhar dinheiro. Mas o que realmente faz a diferença para enriquecer é mudar os conceitos sobre ele e os adotar hábitos das pessoas bem sucedidas, segundo o empresário e autor do best seller Os Segredos Da Mente Milionária, T. Harv Eker. 

Isso porque o empresário afirma no livro que o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. Até mesmo a motivação para enriquecer é um fator importante na equação, pois se ela nasce a partir de uma energia negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, dificilmente crescerá e renderá prosperidade. 

Entre as características de uma mentalidade destrutiva estão a crença de que os fatos acontecem independentemente das escolhas, a justificativa de toda incapacidade ou fracasso por fatores externos e a desambição em relação à vida. Para pessoas que assumem esse modo de pensar, a riqueza é a realização de um pedido, e não o resultado da própria determinação. 

Por outro lado, uma mentalidade milionária foca nas oportunidades, em companhias com postura otimista, na recompensa pelos resultados do trabalho, e em uma filosofia de abundância. O patrimônio líquido é o principal índice utilizado como parâmetro de riqueza, ao invés do rendimento mensal. Além disso, os segredos da mente milionária envolvem também conhecimento e capacidade de administração desse patrimônio.

O segredo da mente milionária também é uma atitude de coragem diante dos riscos. A atriz Halle Berry, a apresentadora de TV Oprah Winfrey e os empresários Kenny Troutt, Jan Koum e Won Chang são exemplos de pessoas que nasceram com condições socioeconômicas desfavoráveis e hoje são milionárias. Muitas das suas qualidades em comum são mencionadas nos livros de T. Harv Eker.

Buobooks indica:

Os Segredos Da Mente Milionária – T. Harv Eker

Hackeando A Riqueza – Greg Reid

A Mente Milionária (Sem Segredos) – Stanley, Thomas J.

Faça O Tempo Enriquecer Você – Tathiane Deândhela

O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

Gestão, A Essência Para Grandes Resultados – Lucas Spínola

Me Poupe! – Nathalia Arcuri