ods-onu-livros-objetivos-desenvolvimento-sustentavel

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em livros

1 – Erradicação da Pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº1. Segundo a Plataforma Agenda 2030, este é o maior desafio global para alcançar o desenvolvimento sustentável do planeta. Mais de 700 milhões de pessoas vivem com menos de US $1,90 por dia e mais da metade da população global vive com menos de US $8,00 por dia, de acordo com o site

No livro O Cometa É Um Sol Que Não Deu Certo, o autor pernambucano Tadeu Sarmento conta a história de Emanuel, um menino que vive em um campo de refugiados sírios em meio ao deserto da Jordânia. Durante algum tempo, a falta de luz elétrica foi uma das dificuldades enfrentadas pelas famílias que habitavam o acampamento. Mas o contexto árido e cheio de privações não impede Emanuel de sonhar com dias melhores.

4 – Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº4. Isso envolve não só o ensino básico, que geralmente ocorre dos 4 aos 17 anos de idade, mas o superior também, a partir dos 17. As metas desse objetivo abrangem desde o ambiente de aprendizagem até a proporção de educadores qualificados. 

O jeito de ensinar faz a diferença no processo de aprendizagem. Nesse sentido, os jogos são uma aposta na diversão como meio efetivo de educação. É essa a tática da artista visual, jornalista e professora paulista Katia Canton na obra Palavras Sapecas. A autora explora o caráter lúdico do troca-letras a favor da ampliação do repertório gramatical e do vocabulário do leitor na língua portuguesa. 

5 – Igualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº5. Ele é “a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável”, de acordo com a Plataforma Agenda 2030. Por isso, o tema é trabalhado de modo transversal a todos os outros, como saúde, educação, trabalho, economia e política. 

Empoderadas! é um livro que explora os pontos em comum entre mulheres que revolucionaram sua área de atuação: Marielle Franco, Nise da Silveira, Juana Buela, Chiquinha Gonzaga, Patrícia Galvão, entre outras. A obra do escritor e jornalista paraense Palmério Dória resgata a trajetória dessas personalidades não só como uma inspiração, mas também como reflexão sobre as desigualdades de gênero. 

7 – Energia Acessível e Limpa

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº7. Além da universalização do acesso à eletricidade, que ainda é uma necessidade de mais de 800 milhões de pessoas no mundo, esse item foca na “transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas”.

A poluição ambiental é um tema abordado no plano de fundo das histórias de Haidê e Benjamin na obra No Corredor Dos Cobogós. Apesar do tema central do livro de Paula Fábrio ser o amadurecimento dos adolescentes em períodos diferentes, nos anos 1980 e 2010, aparece a questão da má qualidade do ar de Cubatão, onde acontece a narrativa. A cidade era líder em casos de problemas respiratórios no Brasil do anos 80. 

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infra estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº9. Entre as preocupações deste item estão não só o progresso tecnológico, como também a garantia da igualdade de acesso às tecnologias de informação e comunicação e de uma rede de transporte público de qualidade. 

Afinal, a mobilidade urbana é um dos principais fatores de cidadania no mundo contemporâneo. Em Estação Mundo: Mobilidade, a escritora e contadora de histórias Kiara Terra convida o leitor a passear por diferentes modais de transporte em um grande mapa. Ela é criadora do método “A história aberta”, que cria narrativas colaborativas para estimular a participação do público. 

13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº13. A preocupação com os efeitos do aquecimento global ganhou um item próprio na Plataforma Agenda 2020 pois o fenômeno não só já tem provocado perdas humanas e materiais em maior número e frequência, como também desregula as economias e os sistemas produtivos. 

Por isso, o combate às mudanças climáticas deve ser uma causa adotada desde cedo por todos os seres humanos. No livro Cadê Os Bichos?, a ilustradora e artista plástica Cris Eich busca provocar reflexões e instigar o engajamento de crianças no cuidado com o meio ambiente e o planeta. A autora apresenta a diversidade da natureza brasileira com histórias que envolvem a fauna e a flora do país. 

14 – Vida na Água

Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 14. Não só porque os oceanos são responsáveis por prover segurança alimentar, transporte, fornecimento de energia e turismo aos seres humanos, mas também porque influenciam em outros ecossistemas essenciais para a vida no planeta. 

No livro Antes De Mim, a escritora francesa Emmanuelle Houssais explora temas como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e sexualidade por meio de ilustrações belíssimas e um texto poético. Assim, assuntos complexos como o evolucionismo e a Teoria do Big Bang são apresentados de forma simples e suave para crianças. A narrativa convida os leitores mirins a mergulharem em sua identidade e se tornarem coautores.

15 – Vida Terrestre

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº15. Além de serem lar de milhões de espécies, como cobertura de 30% da superfície da Terra, as florestas ajudam a manter o ar e a água limpa e o clima em equilíbrio.

Alguns desses animais aparecem em Bichos De Um Lugar Mágico: Australianos, do publicitário paulista Lalau e da artista plástica carioca Laurabeatriz. A obra apresenta a fauna típica da Austrália, como o bilby, a equidna, o coala e o canguru por meio de ilustrações e poemas. Além disso, o livro compartilha informações sobre organizações de proteção animal e parques nacionais australianos.