Napoleon Hill é um dos principais autores de autoajuda e não por acaso lidera o ranking de citações como referência no gênero e tem seus livros entre os mais vendidos da história. Sua obra marcou a literatura de autoajuda por apresentar dicas, fórmulas, leis e lições de sabedoria sobre crescimento pessoal e criação de riqueza que tem eficácia comprovada pelos leitores. Afinal, são mais de 20 anos de vida dedicados a investigar o sucesso.

O objetivo da pesquisa era documentar e identificar o que transforma as pessoas comuns em bem-sucedidas. O influenciador Thiago Nigro é uma das pessoas que seguem impactadas pela obra do autor dos Estados Unidos nos dias de hoje. “Sou exemplo vivo de que todos os ensinamentos dele geram resultados”, afirma o criador do canal de YouTube Primo Rico, que reúne mais de 4,5 milhões de inscritos.

Antes de se tornar consultor de Relações Externas da Casa Branca durante o mandato do presidente Woodrow Wilson e ser o responsável por escrever e preparar os discursos de Franklin Roosevelt, Napoleon Hill entrevistou mais de 16 mil pessoas. Entre elas estão os 500 milionários mais importantes da época, como os inventores Alexander Graham Bell e Thomas Edison e o empresário Henry Ford. 

O que Hill identificou como padrões e pontos em comum entre essas pessoas foi compartilhado em “16 leis do sucesso” ou também em 13 passos para fazer dinheiro. A grande maioria parte da premissa de que há barreiras psicológicas que impedem cada um de realizar seus desejos e se desenvolver, e que elas precisam e podem ser quebradas. Por isso, a mentalidade é um fator central para o crescimento. 

Uma das fórmulas criadas por Hill que se popularizar através de seus livros é a R2A2. Ela se baseia em princípios, técnicas e métodos de reconhecer, relacionar, assimilar e aplicar o que se vê, escuta, lê e experimenta para alcançar objetivos. Assim, a R2A2 oferece caminhos para que cada um direcione seus pensamentos, controle suas emoções e assim tome decisões com maior consciência sobre sua própria vida.

Apesar da obra de Hill ter sido publicada no século XX, os princípios criados por ele seguem atuais na orientação daqueles que buscam o crescimento. Não por acaso, livros como As regras de ouro, Quem pensa enriquece e Hábitos dos milionários são vendidos atualmente em volume significativo, com destaque para Mais esperto que o diabo, líder no ranking dos mais vendidos em 2020 com 113.041 exemplares, e também primeiro em 2021.

A opção por focar no ser humano, na cultura e na mentalidade é a responsável por manter a relevância da obra de Napoleon Hill no século XXI. Afinal, mesmo com a aceleração do desenvolvimento tecnológico e o surgimento de aparatos hi-tech, as decisões sobre os rumos da humanidade, assim como sobre o comportamento diante desse novo contexto, seguem e seguirão sendo tomadas por pessoas.

Buobooks indica:

Mais Esperto Que O Diabo – Napoleon Hill

Quem Pensa Enriquece – Edição Oficial E Original De 1937 – Napoleon Hill 

Quem Pensa Enriquece – O Legado – Napoleon Hill 

Hábitos Dos Milionários – Napoleon Hill

As Regras De Ouro – Napoleon Hill