A adolescência é um momento em que o jovem começa a lançar novos olhares ao mundo a si mesmo. E a leitura é uma maneira de preencher esse momento de transição com a informação e a criatividade necessárias, ampliando um repertório que vai ser essencial para o autoconhecimento, as interações sociais e o aprendizado como um todo. Mas, para engajar esse público sempre tão crítico, os livros precisam, ao mesmo tempo, formar sem doutrinar e divertir sem infantilizar. Não é fácil! Mas o Brasil está repleto de gente talentosa e muito bem-sucedida nessa missão. Separamos, então, oito títulos que estão disponíveis para jovens leitores de todo o mundo pela Buobooks.

1. No Corredor dos Cobogós, de Paula Fábria (Grupo SM)

Escritora e doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), a premiada Paula Fábrio apresenta duas histórias paralelas. Nela, dois personagens habitam o mesmo apartamento na cidade de Santos, em São Paulo, em épocas diferentes: Haidê em 1982 e Benjamin em 2005. Uma história fascinante sobre amadurecimento e a passagem do tempo.

2. Um Ano Inesquecível, de Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças (Gutenberg)

Quatro das escritoras mais populares entre os jovens brasileiros se reúnem para narrar juntas uma história ao longo de quatro estações: Paula Pimenta conta sobre uma viagem de inverno, Babi Dewet narra um outono decisivo, Bruna Vieira mostra uma paixão de que nasce junto com a primavera e Thalita Rebouças chega com um intenso amor de verão.

3. O Rapaz que Não era de Liverpool, de Cario Riter (Grupo SM)

O gaúcho Caio Ritter traz a história de Caio, menino de 15 anos fanático pelos Beatles cuja vida vira de cabeça para baixo quando, durante uma aula de Biologia, ele descobre ter sido adotado. Em companhia das canções incríveis dos rapazes de Liverpool, ele tenta lidar com essa revelação que muda a maneira pela qual enxerga a si mesmo.

4. A Menina do Dia, de Renata Bortoleto (Estrela Cultural)

A escritora jornalista e atriz Renata Bortoleto conta a história de Íris, uma adolescente que, lutando contra a insônia, acaba vivendo uma grande aventura no meio da madrugada – uma jornada pelo universo de suas emoções e inquietações. Ilustrações de Lais de Nuncio.

5. A Roda da Vida, de Manuel Filho (Panda Books)

Vencedor do Prêmio Jabuti, Manuel Filho tem mais de 40 livros publicados para crianças e adolescentes. Em A Roda da Vida, ele conta a história de Ricardo, que, ao completar 15 anos, recebe do avô Aparecido uma misteriosa carta – que vai transformar o seu destino. Ilustrações de Guilherme Petreca.

6. Procura-se Zapata, de Caio Tozzi (Panda Books)

O escritor, roteirista e jornalista Caio Tozzi apresenta os jovens DK, Vollare e Zapata, que combinam uma viagem que promete ser inesquecível. Só que, na noite de réveillon, Zapata desaparece misteriosamente. Tem início uma ótima trama de mistério e investigação para todas as idades.

7. A Sinistra Mortícia, de Regiane Silva (Chiado Books)

Uma casa com fama de mal assombrada, repleta de histórias horripilantes em seu passado de mais de três séculos… Regiane Silva oferece aos jovens leitores uma trama ao mesmo tempo assustadora e muito, muito divertida.

8. Memórias da Bilô, de Vanessa Corrêa (Páginas Editora)

Vanessa Corrêa, escritora, educadora e contadora de histórias mineira, publica, em parceria com a ilustradora Iara Rachid, a série de livros sobre a menina Bilô. Nos primeiros, mostra a menina descobrindo o corpo e entendendo o preconceito. Aqui, Bilô, já mais crescida, bate um papo incrível com a avó.