A relação entre literatura e cinema é muito antiga e produtiva. Grandes sucessos das telas, de clássicos e blockbusters, nasceram a partir dos livros. Mas essa relação traz junto aquela velha disputa: qual é melhor, o livro ou o filme? Não existe resposta pronta – são mídias diferentes, com artistas diferentes envolvidos, e muita coisa pode acontecer durante o processo de adaptação. Às vezes, então, acabamos decepcionados depois de assistir a um filme baseado numa obra que amamos. Nesta nossa lista, porém, não tem erro: são oito histórias excelentes em todos os formatos, das páginas à tela. E os livros, claro, estão disponíveis para mais de 100 países, nas edições em português, pela Buobooks!
1. Um Gato de Rua Chamado Bob, de James Bowen
A história real de como um gato de rua salvou a vida de James Bowen, que estava prestes a perder a batalha para as drogas. Best-seller internacional, o livro também foi um sucesso nas telas, em 2016, e se tornou um filme adorado por milhões. Tem direção do veterano Roger Spottiswood (de clássicos da Sessão da Tarde como Uma Dupla Quase Perfeita, com Tom Hanks) e é estrelado por Luke Treadaway.
2. Jogador Nº 1, de Ernest Cline
O romance de Ernest Cline, uma ficção científica divertidíssima e repleta, repleta mesmo, de referências à cultura pop dos anos 80 e ao mundo dos videogames, é um dos grandes cults das últimas décadas. E em 2018 finalmente essa incrível história chegou às telas, com direção de ninguém menos que o mestre Steven Spielberg. Indicado ao Oscar de Efeitos Visuais, tem no elenco nomes como Tye Sheridan, Olivia Cooke e Simon Pegg.
3. Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Patrick Ness
Imaginação e realidade se misturam e se completam no best-seller que combina drama e fantasia para tratar de temas como perda, medo, solidão, coragem e compaixão. A versão para o cinema foi lançada em 2016, com direção de J.A. Bayona (Jurassic World 2, O Orfanato) e com a presença ilustre da estrela Sigourney Weaver.
4. Simplesmente Acontece, de Cecilia Ahern
Um dos inúmeros best-sellers de Cecila Ahern, autora que já vendeu milhões de exemplares em todo mundo, Simplesmente Acontece é uma comédia romântica à moda antiga – daquelas que fazem rir e aquecem o coração. Com direção do alemão Christian Ditter e estrelado por Lilly Collins e Sam Claflin, o filme de 2014 conta a história de dois amigos de infância que, depois de adultos, se descobrem apaixonados.
5. Paperboy, de Pete Dexter
Um thriller tenso sobre um homem condenado à morte que recebe cartas de uma mulher que está determinada a libertá-lo para que possam se casar. A versão cinematográfica, que no Brasil se chamou Obsessão, foi produzida em 2012 e conta com um elenco de peso: Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman e John Cusak. Com direção de Lee Daniels (Preciosa, O Mordomo da Casa Branca), foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
6. À Procura da Felicidade, de Chris Gardner
O relato real de Chris Gardner em sua jornada de pai sem-teto a executivo milionário ganhou o mundo em 2006 pela adaptação produzida e estrelada por Will Smith, que atuou ao lado do próprio filho, Jaden Smith – duas performances inesquecíveis, sendo que Will foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. A direção ficou a cargo do italiano Gabriele Muccino.
7. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Uma das obras-primas de Machado de Assis, com a inesquecível e atual narrativa em primeira pessoa feita pelo famoso “defunto autor”, Memórias Póstumas de Brás Cubas ganhou uma excelente adaptação para o cinema pelo diretor André Klotzel em 2001. No elenco, Reginaldo Faria, Sônia Braga e Otávio Muller, entre outros.
8. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Um dos grandes clássicos de todos os tempos já teve muitas adaptações para o cinema e a TV. A mais famosa é um encantador musical de 1974 dirigido por Stanley Donen (do clássico Cantando na Chuva). Outra versão, mais recente, é uma animação de 2015 com vozes de Jeff Bridges e Rachel McAdams.