Mulher lendo livro

6 dicas para montar uma biblioteca em casa

Não se assuste com o peso da palavra: uma biblioteca vai, sim, caber na sua casa ou no seu apartamento, por menor que seja! Para quem deseja muito montar esse sonhado espaço de leitura, nós da Buobooks, a primeira livraria mundial em língua portuguesa, reunimos algumas dicas que vão da escolha do lugar ideal à limpeza dos livros.

1. Defina o espaço ideal

Qualquer espaço pode se transformar no cantinho sagrado dos livros. Um pedaço da sala, uma parede vazia do quarto, aquele vazio debaixo da escada… Nessa hora, devemos apenas atentar para dois fatores: não deve haver exposição direta à luz do sol (que pode fazer com que as lombadas desbotem e que o papel se deteriore mais rapidamente) ou muita umidade (fatal para a conservação do papel).

2. Escolha a estante

Isso vai depender muito do espaço definido e também vai muito do gosto de cada pessoa, ainda que o ideal sejam estantes de madeira de boa qualidade. Também devemos evitar as muito abertas, principalmente nos fundos, mas também nas laterais: essas vão deixar seus livros mais expostos à sujeira e sujeitos a quedas. Nesse sentido, principalmente no caso de haver muita poeira ou pelo de animais no ambiente, estantes com portas de vidro podem ser uma grande pedida. Outra dica é ficar atento à resistência do móvel: alguns são muito bonitos, mas as prateleiras são frágeis e podem não resistir a muitos livros ou exemplares mais pesados. De resto, use a criatividade! Sua estante pode ser tanto feita sob medida, aproveitando todo o espaço disponível, como comprada pronta numa loja de móveis. O importante é abrigar bem os livros e, claro, agradar aos olhos

3. Prepare o entorno

Mesmo que seu cantinho de leitura seja modesto, ele tem tudo para virar mais que um simples espaço para guardar livros. É óbvio que, caso tenha um cômodo disponível só para esse fim, você pode montar uma verdadeira biblioteca, no sentido mais completo do termo: um ambiente todo dedicado à introspecção e ao conforto. Mas mesmo naquele pedacinho da sala ou do quarto podemos tentar colocar uma poltrona bem confortável. Outro ponto importante é a luz: ler no escuro é desconfortável e prejudicial à saúde. Uma iluminação mais baixa, vinda de luminárias ou abajures, priorizando lâmpadas amarelas, sempre funciona bem – cria uma sensação de aconchego capaz de potencializar o prazer da leitura. Ah, sim, o silêncio também é importante, então é melhor que a TV não esteja muito próxima.

4. Organize o acervo

Como arrumar seus livros? Essa é uma decisão que, acredite, gera muita discussão por aí. Mas a verdade é que não existem regras. Organizar os volumes em ordem alfabética, pelos títulos ou pelos nomes dos autores, é um modelo mais objetivo – não vai haver muita dúvida na hora de decidir onde fica o quê. Para muita gente, no entanto, pode fazer mais sentido agrupar os títulos por gênero. Só que, nesse caso, às vezes uma mesma obra junta vários estilos, o que pode gerar dúvidas sobre o melhor lugar para ela. E algumas pessoas ainda preferem juntar os livros de acordo com cores, tamanhos ou mesmo deixar o acaso imperar na estante. Tudo é válido, contanto que funcione para você. Ah, caso tenha crianças em casa, tente posicionar os infantis nas prateleiras mais baixas, para que fiquem acessíveis a elas. Outra dica é sempre deixar um espaço entre os livros e o fundo da estante, para que “respirem” melhor e dificulte a formação de mofo.

5. Mantenha os livros limpos

Quanto maior for seu acervo, mas difícil será cumprir esta etapa. No entanto, é preciso lembrar que livros bem cuidados duram muito mais. Evite manuseá-los com as mãos sujas ou úmidas, pois isso pode deixar marcas permanentes no papel. O ideal é limpar, com flanela o espanador, as estantes e as extremidades dos livros pelo menos uma vez por semana, realizando a cada três meses uma faxina mais profunda – tirando todos os livros, higienizando todas as prateleiras e espanando exemplar por exemplar. Lá em cima falamos sobre evitar espaços úmidos, mas, se não for de todo possível, coloque um desumidificador no ambiente para minimizar ao máximo o impacto nos exemplares.

6. Invista em bons livros

O principal item de uma biblioteca são, claro, os livros – e o conteúdo oferecido em suas páginas. Não adianta ocupar espaço acumulando um monte de volumes que nunca serão lidos. Então invista em obras sobre assuntos que lhe interessem e serão em algum momento relidas e consultadas. Elas podem chegar novinhas à sua estante, mas os sebos e lojas de usados podem esconder muitas preciosidades. E, se você é brasileiro morando fora do país, é fundamental se manter em contato com nossa língua e nossa cultura. Na Buobooks, a primeira livraria mundial em língua portuguesa, temos um catálogo crescente de ótimos livros brasileiros com frete grátis para mais de 100 países. Os volumes têm a mesma qualidade e o mesmo conteúdo das versões lançadas no Brasil, mas a Buobooks imprime os títulos na gráfica mais próxima de você – o que agiliza a entrega e torna os preços muito mais justos. Visite www.buobooks.com!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *