Futebol é muito mais que esporte. O maior de todos os jogos de bola é cultura, história, sociologia, antropologia, política… e literatura, claro! Do crescente catálogo da Buobooks, que leva livros brasileiros a todos os cantos do planeta, selecionamos seis obras saborosas que transportam, de diferentes maneiras, o universo dos gramados para as estantes e cabeceiras.
1. A História do Futebol para Quem Tem Pressa, de Márcio Trevisan (Editora Valentina)
Um ótimo ponto de partida para montar uma biblioteca futebolística. O jornalista Márcio Trevisan enfileira fatos e curiosidades sobre a história do futebol – com ênfase em sua relação com o Brasil, mas destacando também os prováveis primórdios na China de 2.500 a.C. e os grandes jogadores dos últimos tempos. Ele contextualiza cada fato importante ligado ao surgimento e ao desenvolvimento do esporte mais popular do planeta.
2. História Concisa do Futebol do Brasil, de Rodrigo Papa (Chiado Editora)
De 1860 a 2019, o livro resume em 200 páginas mais de 150 anos de futebol brasileiro. Dos primeiros registros do esporte no Brasil à mais recente Copa América, realizada no país, o escritor, pesquisador e professor Rodrigo Papa, que participou da organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, oferece uma obra de referência tanto para quem admira o “esporte das multidões” quanto para quem estuda a história do Brasil.
3. Jorge Sanmartin – O Fantástico Mundo da Bola, de José Jesus Barreto (Solisluna)
O jornalismo esportivo é quase tão icônico quanto o próprio futebol, repleto de mitos, lendas e grandes histórias. Nesse sentido, o livro de José Jesus Barreto apresenta um retrato fascinante dos bastidores do esporte pelas memórias do grande radialista baiano Jorge Sanmartin – que, dentro dos estádios ou nas mesas redondas, sempre viveu, celebrou e comunicou o futebol com personalidade e conteúdo.
4. Edmundo – Instinto Animal, de Sérgio Xavier (Seoman)
Um dos mais controversos e polêmicos ídolos do futebol brasileiro ganha uma biografia que detalha todos os altos e baixos do craque dentro de fora de campo. Edmundo, apelidado de “Animal” pelo inesquecível locutor Osmar Santos, contou detalhes de sua vida ao experiente jornalista esportivo Sérgio Xavier. Nas palavras do próprio jogador, “a minha história precisava ser contada. Não a historinha feliz do jogador de sucesso e sim a história real, de golaços e tropeços”.
5. Tite, de Camila Mattoso (Panda Books)
Celebrado pela torcida do Corinthians (é hoje o técnico mais vitorioso da história do time) e respeitado por todos os brasileiros, Tite é um dos maiores treinadores brasileiros de todos os tempos. No livro, a jornalista Camila Mattoso narra a trajetória vencedora do gaúcho, atualmente à frente da Seleção Brasileira – com a qual conquistou a Copa América de 2019.
6. Jogo sujo, de Marcelo Duarte (Panda Books)
Os bastidores do mundo do futebolístico numa narrativa ficcional de tirar o fogo escrita por Marcelo Duarte, autor do best-seller O Guia dos Curiosos, e destinada a jovens e adultos. Zuba, o grande craque do Dínamo, time que acaba de se classificar para a sonhada final do Campeonato Brasileiro, desaparece misteriosamente. Ninguém tem qualquer sinal de seu paradeiro – até que uma jovem repórter descobre uma pista e começa a investigar o caso.