história-biografia-livros-infantis-literatura

História e biografia: o que grandes eventos e personalidades podem ensinar às crianças

As primeiras histórias contadas por seres humanos vem do período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, quando a plataforma eram as pinturas rupestres em pedras e rochas. Pouco a pouco os sons que eram emitidos evoluem para palavras e a oralidade ganha destaque na troca de saberes, na narração de acontecimentos e na preservação da memória de povos. 

Assim, mesmo o relato de eventos dessa época sofria modificações conforme era feito de pessoa para pessoa, como um “telefone sem fio”. Surge então a necessidade de imortalizar as histórias para que elas não dependam de quem as conta, e se mantenham com o passar do tempo. A escrita surge como solução para esse problema, e a literatura infantil nasce quando se começa a diferenciar a faixa etária.

A alfabetização e o ensino fundamental obrigatório são fatores que contribuem com esse gênero literário em todos os países, pois aumentam o número de leitores crianças e adolescentes. Os livros infantis não são escritos apenas como um passatempo, mas como mediadores de conhecimento. Compreender a história da humanidade ou de seu país e descobrir os detalhes da trajetória daqueles que fizeram seu nome são exemplos. 

A literatura infantil influencia a subjetividade da criança, e pode incentivar o desenvolvimento de características como a criatividade, o caráter, a imaginação, o raciocínio, a disciplina, o senso crítico, entre outras. Além disso, os livros infantis facilitam a compreensão de valores e sentimentos que fazem parte da vida por meio da identificação do leitor com os personagens ou com uma situação apresentada.

Obras que contam feitos heróicos e grandes eventos são fontes de aprendizados para pessoas de todas as idades. Ao se defrontarem com situações fictícias em que diversas alternativas são oferecidas, crianças podem antever as consequências de cada decisão e assim pensar sobre o que acontece após os seus próprios atos. Livros de história, portanto, contribuem com referências e vivências para o desenvolvimento do caráter dos pequenos.

Já os enredos intrigantes agitam o raciocínio das crianças, pois elas acompanham o desenrolar da história mentalmente e se interrogam sobre como agiriam em cada uma das situações. A imaginação também é trabalhada com os diferentes contextos históricos e ambientes apresentados pelas obras, como a pré-história, uma galáxia nova ou mesmo realidades alternativas. 

As biografias também contribuem com a educação infantil, só que por meio da exploração da singularidade e da subjetividade das pessoas. Ao se debruçar sobre a história de alguém inspirador ou polêmico, esse gênero pode gerar identificação e aproximar o leitor daquela realidade. Uma criança que descobre os detalhes da trajetória do ídolo passa a enxergar sua humanidade e percebe que ela também pode ter as qualidades que admira no outro. 

Portanto, o impacto positivo das biografias no desenvolvimento infantil ultrapassa as competências que as palavras do livro podem exercitar. As obras do gênero podem não só desmistificar os talentos das grandes personalidades para as crianças, como gerar a coragem e o interesse necessários para que os pequenos possam lapidar suas aptidões. Por que não aprender a cantar como aquela celebridade pop ou a cozinhar como um chef?

Buobooks indica:

Alfabetização

A De Ativismo – Innosanto Nagara

A partir de 3 anos

Viagem Aos Países De Língua Portuguesa – Mauricio de Sousa

A partir de 5 anos

O Tupi Que Você Fala – Claudio Fragata 

A partir de 7 anos

Santos-Dumont – Nereide Schilaro Santa Rosa

Incêndio No Museu – Isa Colli

A partir de 11 anos

1808 – Edição Juvenil Ilustrada – Laurentino Gomes

Adulto

Uma Terra Prometida – Barack Obama