À procura da felicidade

A obra original conta a história de Chris Gardner, um homem de 20 anos recém-saído da Marinha que chega na cidade de San Francisco para seguir uma carreira promissora na medicina. Considerado um prodígio da pesquisa científica, ele surpreende a todos e a si mesmo ao direcionar sua vida profissional para o competitivo mercado financeiro.

Assim que consegue um cargo de nível básico em uma empresa de prestígio, Gardner se vê na teia de circunstâncias desafiadoras que o tornam um trabalhador sem-teto da cidade e com um filho pequeno. Os dois passam quase um ano se mudando entre abrigos, “HO-tels”, filas para sopa e até dormindo no banheiro público de uma estação de metrô.

O filme The Pursuit of Happyness se baseia nesta história e é lançado pela Columbia Pictures em 15 de dezembro de 2006, com direção de Gabriele Muccino. O ator Will Smith interpreta o protagonista, e seu filho Jaden Smith representa também o filho de Gardner na produção, e a atriz Thandie Newton faz o papel de Linda, mãe de Jaden. 

Chemical Hearts

Essa é a história de Henry Page, um estudante adolescente que se considera um romântico, mas nunca se apaixonou. O tipo de amor em câmera lenta e com o coração palpitante não faz parte da realidade dele. Portanto, ele se foca em seus estudos para entrar em uma boa universidade se tornar editor do jornal de sua escola. 

Um belo dia, uma garota chamada Grace Town entra na sua classe, no primeiro período na terceira terça-feira do último ano, e Henry percebe que tudo está prestes a mudar. Esse é o fio condutor da narrativa do filme homônimo ao livro, com direção de Richard Tanne e Lili Reinhart e Austin Abrams como intérpretes do casal protagonista. 

Sete minutos depois da meia-noite

Este é um romance que combina fantasia e realidade escrito para jovens adultos por Patrick Ness (a partir de uma ideia original de Siobhan Dowd), ilustrado por Jim Kay e publicado em 2011. Situada na atual Inglaterra, a obra apresenta um menino, Conor O’Malley, que luta para sobreviver com as consequências da doença de sua mãe.

O livro serviu de base para o filme do gênero de drama e fantasia de 2016 com direção de J. A. Bayona e atuação de Lewis MacDougall como o protagonista, Felicity Jones como Elisabeth “Lizzie” Clayton, a mãe de Conor, Sigourney Weaver como Mrs. Clayton, a avó, Toby Kebbell como Liam O’Malley, o pai, e Liam Neeson como o Monstro.

Um gato de rua chamado Bob

James é um músico de rua que luta para sobreviver e Bob é um gato de rua que procura um lugar quente para dormir. Quando James e Bob se conhecem, estabelecem uma amizade inesquecível, que encantou leitores da Tailândia à Turquia. Não por acaso, o livro ficou entre os mais vendidos na Inglaterra por 52 semanas e foi vendido em 26 países.

O filme baseado na obra foi inteiramente gravado em Londres, na Inglaterra, e foi dirigido por Roger Spottiswoode e estrelado por Luke Treadaway, cuja atuação foi elogiada pela crítica cinematográfica. No site IMDB, a película obteve nota média de 7,4 e na polataforma Rotten Tomatoes recebeu aprovação de 76% com base em 59 críticas.

O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford

É 1881. Jesse James, com 34 anos, está no auge da fama e poderes como um fora-da-lei particularmente bem-sucedido. O jovem Robert Ford é o membro mais novo da gangue de James: o garoto de dezenove anos se tornou um especialista, mas sua obsessão é o próprio Jesse James, por quem é ao mesmo tempo atraído e sente medo.

O livro inspirou a produção do filme, lançado em 2007, dirigido por Andrew Dominik e estrelado por Brad Pitt, como intérprete de Jesse James, e Casey Affleck, que faz o papel de Robert Ford. O filme adota o estilo dos épicos clássicos do faroeste e foi bem avaliado pela crítica, com o prêmio de Melhor Filme Britânico no UK National Film Awards em 2017.

Um conto do destino

Considerado um dos melhores livros de ficção americana escrito nos últimos 25 anos, o livro contra uma história que acontece em uma Nova York submersa em ventos árticos, noites escuras e luzes brancas, mas nada impede sua vitalidade. Em uma noite de inverno, Peter Lake, órfão e mestre-mecânico, tenta roubar uma mansão no Upper West Side. 

O filme baseado na obra foi lançado em 2014, foi coproduzido, dirigido e escrito por Akiva Goldsman e foi distribuído pela Warner Bros Pictures. Colin Farrell, Jessica Brown Findlay, Jennifer Connelly, William Hurt, Eva Marie Saint, Russell Crowe e Will Smith integram o elenco da produção audiovisual.

Paperboy

Este livro contra a história de um menino de 11 anos que mora na Memphis de 1959 e mal consegue dizer uma palavra sem gaguejar, nem mesmo seu próprio nome. Ele assume a entrega de jornais de seu melhor amigo e essa rota apresenta desafios, como um desentendimento com o junkman da vizinhança e um valentão e ladrão, entre outros.

Paperboy também dá nome ao filme de 2012, co-escrito e dirigido por Lee Daniels e baseado no romance de Pete Dexter, que por sua vez foi inspirado em uma história verdadeira. A película estreou no Festival de Cinema de Cannes de 2012 e traz grandes nomes da atuação como Matthew McConaughey, Zac Efron e Nicole Kidman.

Simplesmente acontece

Rosie e Alex estão destinados um ao outro, e todos percebem isso, exceto eles. Melhores amigos desde a infância, seu relacionamento fica mais próximo a cada dia, até que Alex recebe a notícia de que sua família está deixando Dublin e se mudando para Boston. Aos 17 anos, Rosie e Alex começaram a se ver de uma maneira mais romântica.

Da mesma autora do best-seller PS, eu te amo, este romance também inspirou o roteiro do filme, que foi escrito por Juliette Towhidi. O longa foi lançado em 2014 e dirigido por Christian Ditter, além de reunir no elenco Lily Collins, Sam Claflin, Christian Cooke, Tamsin Egerton, Suki Waterhouse, Jamie Beamish e Jaime Winstone.

Lições

Não há dúvidas da popularidade da série Turma da Mônica e da originalidade de seu autor, Mauricio de Sousa. É por isso que tantas adaptações da saga foram feitas para diferentes plataformas, até mesmo dentro da literatura. Nesta obra, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola e terão que encarar as consequências. 

O livro é referência para o filme de aventura brasileiro de 2021 dirigido por Daniel Rezende, com roteiro de Thiago Dottori e Mariana Zatz, e estrelado por Giulia Benite, como intérprete de Mônica, Kevin Vechiatto, que representa o Cebolinha, Laura Rauseo, que faz papel de Magali, e Gabriel Moreira como Cascão.

Um ano inesquecível

O livro tem quatro autoras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças, que por sua vez contam quatro histórias em quatro estações diferentes do ano: uma viagem de inverno, um outono decisivo, uma paixão que nasce junto com a primavera, e, por fim, um intenso amor de verão.

A plataforma Amazon Prime Video anunciou recentemente a produção do segundo filme da franquia de filmes baseada na obra Um Ano Inesquecível e produzida pela Panorâmica. De acordo com matéria, o longa terá direção de Lázaro Ramos e contará com a cidade de São Paulo e a Avenida Paulista como pano de fundo para a história musical.