10 autoras mundialmente conhecidas

10 autoras mundialmente conhecidas que todo mundo precisa ler

Agatha Christie

Nascida na cidade britânica de Torquay em 1890, Agatha Christie é a romancista mais vendida de todos os tempos. A autora inglesa é mais conhecida por seus 66 romances policiais e 14 coleções de contos, além da autoria da peça com a maior duração de todos os tempos, chamada A ratoeira. 

Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês um bilhão em traduções. Não por acaso, o sentimento da autora já nos ultimos anos da sua vida é o da gratidão: “o que posso dizer aos setenta e cinco anos? Graças a Deus por minha boa vida e por todo o amor que me foi dado”, afirma na sua autobiografia.

Virginia Woolf

Cntemporânea de Agatha Christie, Virginia Woolf viveu a virada do século XIX para o século XX e é reconhecida como uma das escritoras mais inovadoras deste último. Ela ganhou conhecimento como autora de Sra. Dalloway (1925) e Ao farol (1927), e também foi uma prolífica escritora de ensaios, diários, cartas e biografias. 

Em sua obra Um quarto só seu, há uma frase que expressa o poder da literatura para Woolf: “tranque as suas bibliotecas, se quiser; mas não há nenhuma porta, nenhum cadeado, nenhum ferrolho que você pode colocar sobre a liberdade da minha mente”.

Katherine Mansfield

Nascida e criada na Nova Zelândia britânica, a escritora modernista Kathleen Mansfield Murry assinava seus contos e poesias sob o pseudônimo de Katherine Mansfield. A autora dispensava a narração onisciente tradicional em terceira pessoa e preferiram representar os personagens por meio de seus pensamentos, memórias e sensações inconstantes. 

Não por acaso, suas histórias são consideradas as primeiras em inglês a sofrer a influência do russo Tchekhov. Katherine foi diagnosticada com tuberculose pulmonar e morreu jovem, aos 34 anos. Uma citação que mostra seu gosto pela literatura é: “o prazer de toda leitura é dobrado quando se vive com alguém que compartilha os mesmos livros com a gente”.

Lucinda Riley

Lucinda nasceu em 1965 em Drumbeg, na Irlanda do Norte, onde morou cinco anos antes de se mudar para o Reino Unido. Ela foi para a escola de dança e teatro em Londres e trabalhou como atriz antes de se voltar para a escrita. Os livros de Lucinda alcançaram diversas culturas e mais de 90% de suas vendas foram em línguas estrangeiras.

A série ‘As sete irmãs’ especificamente se tornou um fenômeno mundial, fazendo o seu próprio gênero. Considerando as obras da saga, Lucinda é autora de 15 romances. Sua a última obra, A irmã do sol, foi publicada em outubro de 2019. Uma das frases que representa a coragem da autora é “nunca deixe o medo decidir seu destino”.

Julia Quinn

Julie Pottinger é uma das mais jovens autoras a figurar nesta lista: nasceu em 1970 e ficou mais conhecida pelo pseudônimo de Julia Quinn como uma autora estadunidense best-seller de romances históricos. Seu sucesso é grande: a escritora apareceu na lista de mais vendidos do jornal New York Times 19 vezes e seus livros foram traduzidos para 35 idiomas. 

Além disso, Julia é um dos 16 membros do Romance Writers of America Hall of Fame, uma espécie de calçada da fama dos romancistas estadunidenses. Seu estilo de escrita está longe das receitas de bolo, e por isso sua frase “você sempre recebe mais respeito quando não tem um final feliz” é uma boa síntese do que as obras de Julia Quinn reservam.

Lori Gottlieb

Além de autora com presença constante na lista de mais vendidos do New York Times, palestrante do TED, co-apresentadora do popular podcast “Dear Therapists” e colunista “Dear Therapist” do jornal The Atlantic, Lori Gottlieb é psicoterapeuta. E ao invés de separar os seus diferentes papéis, ela tira aprendizados da combinação entre eles nas obras. 

Lori combina sua experiência clínica com as últimas pesquisas e desenvolvimentos culturais para ajudar as pessoas a viverem uma vida melhor. Ela explica suas escolhas: “sou psicoterapeuta e escritora e, em ambos os papéis, acredito que nossas histórias formam o núcleo de nossas vidas e lhes dão um significado mais profundo”.

Hilda Hilst

A poetisa, cronista, dramaturga e ficcionista brasileira Hilda Hilst nasceu em 1930 e integrou a “Geração de 45”, que buscava reabilitar as regras mais rígidas para a composição do verso e reagir contra o prosaico e o supérfluo. É por esse estilo inovador que Hilda Hilst é considerada uma das maiores escritoras do século XX.

Em suas obras, a autora passeia por temas como solidão, morte, amor, a loucura, o misticismo e o amor erótico, rompendo com o bom tom clássico literário, não permitindo passividade e mostrando seu temperamento transgressor. Em um verso de um de seus poemas, “Da Noite”, ela diz: “costuro o infinito sobre o peito.”

Nathalia Arcuri

Autora do best-seller “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”,que tem mais de 500 mil cópias vendidas em menos de um ano, Nathalia Arcuri é especialista em finanças e fundadora da maior plataforma de entretenimento financeiro do mundo, a Me Poupe!.

Começou como jornalista e especializou-se em planejamento financeiro pelo INSPER. Em 2014 ganhou o prêmio do Instituto Planejar e hoje é considerada a mulher mais influente da internet de acordo com IPSOS 2019 e a jornalista mais admirada de Negócios, Economia e Finanças (2020) pelo Jornalistas&Cia. 

Como se já não bastasse, Nathalia foi a única influenciadora brasileira a ser convidada para o Fórum Econômico Mundial 2020, em Davos, e em 2021 foi nomeada pelo órgão como membro do programa Young Leader. Uma das suas frases mais célebres é: “a pessoas querem consumir, querem muito, o tempo inteiro, só não sabem por quê.”

Elainne Ourives

Elainne Ourives foge um pouco do script dos autores bestsellers: é ativista quântica, psicoterapeuta vibracional quântica, especialista em frequência vibracional, reprogramadora mental e de DNA e especialista em medicina vibracional quântica. Fundou A Hertz Academy e é a criadora da Técnica Hertz. 

Também criou o Hertzterapia, DNA Healing e DNA Cura Quântica. Hoje, Elainne tem mais de 35 mil alunos, tendo ensinado mais de 60 mil pessoas, além de dar treinamentos em 22 países e mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Seus livros são um aprofundamento dos ensinamentos sobre essas temáticas tão instigantes.

Clarice Lispector

Como um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX, Clarice Lispector conquistou o público com seu romance inovador e sua linguagem altamente poética. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha. Nascida na aldeia de Tchetchelnik, na Ucrânia, Clarice é filha de um casal de origem judaica que fugiu diante da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa.

Ela é considerada uma escritora intimista e psicológica, mas sua produção acaba por se envolver também em outros universos, sua obra é também social, filosófica e existencial. As histórias de Clarice raramente têm um começo meio e fim. Sua ficção transcende o tempo e o espaço e os personagens, postos em situações limite, são com frequência femininos, quase sempre situados em centros urbanos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *