Que o bilinguismo traz benefícios para o cérebro e o desenvolvimento cognitivo, nós já sabemos, assim como nos auxilia em diversas outras áreas ao longo da vida. Mas, além disso, ele amplia os horizontes de quem o fala, seja através do multiculturalismo, da visão que se tem do mundo e de si ou, simplesmente, por nos proporcionar um outro idioma.
No mês da mulher, Louise Machado, autora do livro Desmistificando o bilinguismo, escreve sobre a maneira como o bilinguismo amplia o horizonte feminino.
Primeiramente, quero te fazer uma pergunta: o que é um idioma para você? Uma língua é uma forma de se libertar, de colocar para fora tudo aquilo que você pensa ou acredita, é a maneira como você se impõe no mundo. A linguagem é comunicação, é liberdade e é forma de expressão. Sabendo isso, o bi/multilinguismo é tudo isso elevado a dois ou
Uma mulher que conhece outro idioma pode ser independente e viajar para qualquer lugar do mundo sozinha, pode trabalhar em qualquer lugar, pode ter uma carreira mais sólida. Como eu sempre falo, o bilinguismo vai muito além de falar dois idiomas, não é “só isso”, o bilinguismo traz consigo novas perspectivas.
Língua é vida, é liberdade, é encontrar seu lugar no mundo. Bilinguismo é ampliar seus horizontes, multiplicar suas possibilidades, aumentar quem você é.
E, com vocês, as mulheres:
Eu – Louise Machado: “Se não fosse pelo bilinguismo, não teria escrito um livro e não seria pesquisadora sobre o assunto. Só pude mudar minha história por ser bilíngue”.
Anne Medeiros: “Ouvir uma música em inglês e me emocionar porque entendi, não tem preço”.
Thais Mondini: “Uma nova maneira/abordagem de educação. Mais orgânica e significativa”.
Mery Pinheiro: “Todas as oportunidades de emprego que eu tive fora do Brasil foram por causa do inglês”.
Vanessa Mueller: “Podemos nos comunicar com várias nacionalidades e nos unir em prol de proteger outras mulheres. Conhecer novas culturas, entender e respeitá-las.”
Amália: “Por falar inglês, saí da minha cidade, consegui bons trabalhos, fui selecionada para estudar mais um idioma (francês) sem custo, fiz intercâmbio, fui expatriada no Brasil e agora na Suécia. Tudo pelas línguas!”
E você, que ainda está treinando, quais são seus próximos planos, viagens, livros e aventuras que só o bilinguismo pode proporcionar?
Veja a seguir uma seleção de leituras inspiradoras para o Mês da Mulher.