Mulheres superpoderosas

Efemérides são sempre um ótimo pretexto para debater e refletir sobre a data em questão, ler a respeito em revistas, jornais, redes sociais  e … fazer listas de livros, nossa expertise. A Buobooks adora listas. Desde o lançamento do blog, elas estão sempre presentes em nossos posts, seja para facilitar a escolha dos leitores, para motivar reflexões sobre determinado tema, ensinar ou apresentar os lançamentos da vez.

Por isso, o Dia Internacional da Mulher, que aqui transformamos em Mês da Mulher, não poderia passar em branco na nossa livraria online – frequentada principalmente por mulheres brasileiras espalhadas mundo afora. A lista que você confere abaixo traz títulos para você, seja qual for seu perfil: a feminista, a empreendedora, a romântica… Ou todas elas ao mesmo tempo.

São livros inspiradores, cada um à sua maneira. Entre os títulos “empreendedores”, Mulherão da P*orra, Karine Carrijo, lidera a lista. Mesmo nascida em uma família rica, ela resolveu que teria seu negócio no futuro. Dona de duas empresas, criou um modelo para jovens com a mesma vontade de construir algo próprio, o ELA, iniciais de empreendedorismo, liderança e atitude.

Se o momento pedir uma leitura suave, nada como os romances da americana Emily Giffin. A advogada que se redescobriu na literatura já vendeu mais de 11 milhões de exemplares no mundo inteiro. Seus títulos sobre dramas do cotidiano narrados com muita sensibilidade figuram na lista de best-sellers no jornal The New York Times. Quatro deles estão no catálogo da Buobooks, entre eles O Amor em Primeiro Lugar e Ame o Que é Seu.

Se existe um assunto mais essencial nesta data, é a emancipação feminina em toda a sua dimensão prática e subjetiva. Este tema está longe de ser novo, como comprova o clássico Mulheres que Correm com os Lobos, best-seller de Clarissa Pinkolas Estés lançado em 1992 que ganhou fôlego com a nova onda feminista mundial. Há quase 30 anos, ela propôs um resgate da natureza instintiva da mulher (ou sua alma feminina mais profunda), minada por muitos séculos de opressão masculina.

Por aqui, a reflexão sobre o papel da mulher, suas inquietações e questionamentos nos levam a títulos como o ótimo Mulheres Não São Chatas, Mulheres estão exaustas, da advogada Ruth Manus. Com muito humor, ela aborda temas como direito, trabalho e família no universo feminino do século 21. Já o celebrado Lugar de Fala, da filósofa Djamila Ribeiro, faz um panorama sobre as vozes que foram historicamente interrompidas, como as de mulheres e negros. E se você gosta de poesia, não deixe de ler a obra de Felipe Taffarel, que fala sobre amor e empoderamento em Nesse livro a princesa não usa coroa – vamos combinar, nenhuma mulher precisa mais delas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *