Clássicos da literatura para crianças

4 clássicos da literatura adaptados para crianças

  • Dom Quixote

Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, é o primeiro romance moderno. Publicada em duas partes em 1605 e 1615, a obra conta a história de Alonso Quijano, um fidalgo espanhol apaixonado pela leitura que sai de casa em busca das próprias aventuras. 

Ele se torna um cavaleiro andante: Dom Quixote de la Mancha. Ao imitar seus admirados heróis literários, o protagonista encontra um novo significado em sua vida: ajudar donzelas em perigo, lutar contra gigantes e corrigir erros em sua própria mente.

Os autores brasileiros André Simas e Monteiro Lobato adaptaram este clássico para histórias em quadrinhos com personagens Sítio do Picapau Amarelo. Emília, Dona Benta e o Visconde de Sabugosa encarnam a narrativa de Dom Quixote. 

  • Romeu e Julieta

De referência literária a nome de sobremesa brasileira, não há dúvidas de que Romeu e Julieta é um dos maiores clássicos da literatura mundial. A tragédia escrita por William Shakespeare se debruça sobre a trajetória de dois jovens amantes, cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

Uma das adaptações da obra para o público infantojuvenil é a de Maurício de Sousa, que conta com lindas ilustrações para aumentar ainda mais o encanto das crianças pela leitura. Os personagens que encarnam a história são bem conhecidos por crianças e adolescentes e fazem parte da clássica série Turma da Mônica.

O autor da mais famosa série brasileira de histórias em quadrinhos também produziu uma outra adaptação de Romeu e Julieta, mas com personagens em uma idade mais avançada, da Turma da Mônica Jovem. Na obra, Cebolinha, Mônica, Magali, Cascão e cia. já não são mais crianças, mas o texto é claro e acessível para leitores de todas as idades.

  • Os três mosqueteiros

Assim como Dom Quixote, esta história também se passa entre 1625 e 1628, mas narra as aventuras de um jovem chamado d’Artagnan, baseado em Charles de Batz-Castelmore d’Artagnan, depois que ele deixa sua casa para viajar para a capital francesa Paris, na esperança de se juntar aos Mosqueteiros da Guarda.

Mauricio de Sousa também foi o responsável pela adaptação deste clássico da literatura para o público infantojuvenil. Na versão para crianças e adolescentes, os personagens são representados pelos da Turma da Mônica Jovem: Cebolinha é quem interpreta o mosqueteiro protagonista, D’Artagnan.

  • As viagens de Gulliver

Publicada pela primeira vez em 1726, As Viagens de Gulliver é uma história de viagens em prosa dividido em quatro partes, narrada pela personagem Lemuel Gulliver. A obtra conta as suas extensas viagens globais, os lugares por onde esteve e as pessoas (e outras criaturas) que conheceu.

Na versão adaptada do clássico para crianças e adolescentes, os personagens da Turma da Mônica, de autoria de Mauricio de Sousa, interpretam a inesquecível história da literatura mundial. A obra brasileira conta com lindas ilustrações para atrair ainda mais o interesse do público infantojuvenil pela literatura.