Primeiro escritor angolano a ter seus livros na Buobooks, Victor Hugo Mendes participou de um bate-papo com Rodrigo N. Alvarez no último dia 10, transmitido pelo Instagram. Seu quarto título, Palavras Na Lavra, acaba de ser lançado mundialmente pela plataforma.

Jornalismo, literatura e as semelhanças e diferenças entre Brasil, Angola e Portugal, onde ambos vivem atualmente, foram os temas que nortearam a conversa pontuada por momentos de muita emoção. Ao relembrar a infância e a juventude em meio à guerra civil em Angola e o esforço de seus pais para garantir o alimento diário aos filhos, Victor não conteve o choro.

“Vivo ainda com alguns medos e traumas. O que me salvou foram os livros. Quando era pequeno já gostava de ler, ouvir as conversas, perceber o que era bom o que era ruim. Sou resultado das minhas escolhas, muitas inconscientes e muitas com a coragem que não é característica comum das pessoas”, relatou Victor, que estreou no jornalismo trabalhando na rádio local de sua província.

Os anos como correspondente internacional da TV Globo e a experiência de viver em vários países ajudaram a moldar a carreira de Rodrigo Alvarez na literatura. “Com 13 anos comecei a escrever poesia, depois letras de música e, aos 17 anos, contos. Mas para escrever profissionalmente precisava conhecer a vida. E aí resolvi ser jornalista. Pude viajar o mundo e estar com pessoas que jamais teria conhecido de outra maneira, como Fidel Castro”, lembra.

Confira abaixo a conversa na íntegra.