Na filosofia, a figura do amigo é produzida por uma relação que se dá a partir do plano dos conceitos. Enquanto Aristóteles dizia que se trata de “uma única alma que habita dois corpos”, o filósofo Ralph Waldo Emerson descrevia o amigo como “uma pessoa com a qual podemos ser sinceros”.
Na psicologia, o fundamento da amizade é a pulsão sexual para Freud e a experiência de mutualidade e intimidade para Winnicott. “O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambas sofrem uma transformação”, dizia o psicólogo Carl Jung.
Mas não é necessário escolher uma perspectiva ou um campo de saber para entender o que é a amizade. Muito pelo contrário, é possível combinar todas as definições, e ainda inventar uma nova a partir de sua própria experiência. Nesse sentido, a literatura pode ser um potente meio de interpretação e criação de novos significados.
Sherlock Holmes e John H. Watson
“Tem uma citação maravilhosa nas histórias originais quando Watson convence Sherlock a sair para respirar ar fresco, muito contra sua vontade. Eles estão andando no parque e ele diz, ‘Nós andamos em silêncio, pela maior parte, como convém a dois homens que se conhecem intimamente’”, afirmou Mark Gatiss, um dos criadores da série Sherlock da BBC.
Criados pelo autor Sr. Arthur Conan Doyle, o biógrafo Dr. John H. Watson e o detetive Sherlock Holmes desenvolvem uma amizade durante casos de investigação. Holmes sofria com as perdas momentâneas de John Watson e queria o amigo sempre por perto. O tempo que passavam juntos e a confiança que cultivam mostram o quão profunda é essa amizade.
Sancho Pança e Dom Quixote
A complementaridade que um amigo desempenha com o outro, e vice-versa, é bem ilustrada pela amizade entre Dom Quixote e Sancho Pança, imaginados pelo espanhol Miguel de Cervantes. Enquanto o primeiro gosta de sonhar com seus heróis preferidos, o segundo costuma trazer uma visão mais realista e manter os pés no chão.
“À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo”, declara o protagonista da obra. Sua amizade com Sancho Pança é mais uma do tipo “herói e ajudante”, e se desenvolve durante as incursões dos dois pelas regiões espanholas da Mancha, de Aragão e da Catalunha.
O Pequeno Príncipe e o Aviador
Essa é uma das obras que aborda diretamente a amizade, por meio de ensinamentos valiosos, enquanto se desenrola a história do Pequeno Príncipe e do Aviador, que é inspirado no próprio autor do livro, Antoine de Saint-Exupéry. “É muito triste esquecer um amigo. Nem todos tiveram um”, diz um dos trechos.
A importância dos amigos, o fortalecimento dos laços afetivos, a originalidade de cada relação, o embarque em missões conjuntas, os desafios de se lidar com conflitos e a partida de pessoas queridas são alguns dos temas caros à amizade explorados com sensibilidade única pela terceira obra mais traduzida da história da literatura.
Frodo Baggins e Samwise Gamgee
“Tempos difíceis sempre irão revelar os verdadeiros amigos” é o que diz um dos ditados famosos sobre amizade. Essa máxima é ilustrada pela relação entre os protagonistas de O Senhor dos Anéis. Quando Frodo enfraquece por causa do poder do anel, Sam assume o trabalho braçal: carrega as malas, cozinha, faz a vigília noturna e protege e cuida do amigo.
Outra característica marcante da amizade duradoura é a capacidade de perdoar, e ela também está presente em Frodo Baggins e Samwise Gamgee. Quando o primeiro faz uma grosseria, Sam aguenta e não reclama. Além disso, a lealdade da amizade aparece quando ele salva Frodo dos Orcs.
Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger
A capacidade da amizade quebrar as barreiras de condição social e gênero aparece nesta série juvenil como em poucos outros clássicos da literatura. Harry Potter já nasce conhecido pela comunidade bruxa por ter sido o único sobrevivente, ainda recém-nascido, da Maldição da Morte (Avada Kedavra) de Lord Voldemort.
Enquanto isso, Rony Weasley vem de uma família pobre, e Hermione Granger é a filha única de uma famílias de trouxas, aqueles que não são bruxos. Tanto Harry, quanto Rony e Hermione são selecionados para a mesma casa, a Grifinória, e contam com a amizade para potencializar as suas melhores características, como a coragem e a lealdade.
Buobooks indica:
Turma Do Penadinho: Um Amigo Do Outro Mundo – Mauricio de Sousa
Meu Amigo Lázaro – Olavo Wyszomirski
Minha Melhor Amiga – Dan Folter
Uma Amizade No Fundo Do Mar – Paulo Sayeg
Serelepe – Silvana Salerno
Berta E Nina – Isa Colli
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O Ano Em Que Te Conheci – Cecelia Ahern
As Garotas De Corona Del Mar – Rufi Thorpe
75 Amigos – Odair Quintella
Simplesmente Acontece – Cecelia Ahern