Foto ilustrativa meditação

Mudar a si mesmo para mudar o mundo: 7 livros para você se conhecer

“Conhece-te a ti mesmo”, já dizia Sócrates, um dos precursores do pensamento ocidental, alguns séculos antes de Cristo. Mas a verdade é que o autoconhecimento está na base de grande parte das culturas e religiões. Pois o ato de conhecer a si mesmo é múltiplo: envolve corpo, mente e espírito. Além do mais, se quisermos mudar o mundo, precisamos primeiro mudar a nós mesmos – e saber quem somos será sempre o primeiro passo. Os sete livros que selecionamos aqui, disponíveis para mais de 100 países, em português, pela Buobooks, serão, então, companhias fundamentais nesse processo.

1. O Lado Bom do Lado Ruim, de Daniel Martins de Barros (Sextante)

Não é possível, muito menos saudável, excluir de nossas vidas as emoções negativas. Mas, como escreve o próprio autor, médico e professor Daniel Martins de Barros, precisamos “aprender a identificá-las, encará-las e chamá-las pelo nome”. Fazendo isso, seremos capazes de usar a tristeza, o medo e a raiva a nosso favor. Um livro capaz de mudar nossa forma de encarar a vida.

2. Busque Dentro de Você, de Chade-Meng Tan (Novo Conceito)

Escrito por um ex-funcionário do Google, com introdução do autor best-seller Daniel Goleman, o livro mostra, com clareza e bom-humor, como utilizar a inteligência emocional e a meditação para potencializar a nossa capacidade criativa e, com isso, ser capaz de evoluir emocionalmente no trabalho e na vida pessoal.

3. Fazendo as Pazes com o Corpo, de Daiana Garbin (Sextante)

Conhecer, entender e aceitar o próprio corpo também é uma forma de autoconhecimento. A partir de sua própria experiência, a jornalista Daiana Garbin trata de um tema difícil questão com muita leveza e sinceridade. Diagnosticada com transtorno alimentar, ela conta como começou a respeitar seu corpo e a fazer as pazes com a comida e com a saúde.

4. O Exame de Si Mesmo, de Adelson Araújo dos Santos (Edições Loyola)

Sacerdote jesuíta e doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, o autor volta seu olhar ao passado da Humanidade para mostrar como, desde a Antiguidade, o chamado “exame de consciência”, presente em diferentes religiões e culturas do mundo, é uma das grandes bases do autoconhecimento e da paz interior.

5. Um Quati Caminhando por Aqui!, de Jô Balotin (Chiado Books)

Um relato sobre 34 dias de caminhada pelo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, uma das mais tradicionais e importantes rotas de peregrinação do mundo. Jô Balotin, num texto leve e reflexivo, nos faz entender que peregrinar é muito mais do que “caminhar por terras estranhas e longínquas”: envolve entrega, humildade, agradecimento, busca e autoconhecimento.

6. A Conquista da Liberdade, Francisco Alves Torres (Chiado Books)

Português radicado no Rio de Janeiro, Francisco Alves Torres fala da experiência de viver a partir dos ensinamentos do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung (1875-1961). Ele explica que, quando tomamos conhecimento da constituição da nossa psique, somos finalmente capazes de experimentar a vida em sua plenitude.

7. A Arte de Formar-se, de João Batista Libanio (Edições Loyola)

Um livro erudito e fascinante que, combinando filosofia e teologia, constrói um guia humanista para o autoconhecimento e uma presença ética, empática e lúcida no mundo contemporâneo. “A civilização urbana afeta profundamente o agir, o ser e o conviver — três aprendizados desafiantes”, escreve João Batista Libânio, doutor em Teologia.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *