livros-que-sobreviveram-histórias-inesquecíveis

5 livros que sobreviveram ao tempo

Odisseia – Homero

“Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina.” Um filósofo contemporâneo poderia ter enunciado essa frase, mas foi Homero que eternizou-a há três mil anos, em uma das principais obras literárias do mundo. As aventuras de Ulisses no retorno à casa, em Ítaca, depois de lutar durante dez anos na Guerra de Tróia, compõem uma narrativa poética e não-linear.

Além de ser uma das principais referências para o estudo da história da Grécia Antiga, a Odisseia é um retrato da cultura da época, mostra o modo de vida da sociedade desse período e evoca símbolos da mitologia grega. A obra provoca reflexões sobre sentimentos comuns a todo ser humano, e portanto atemporais: arrogância, coragem, lealdade, desejo de vingança, perdão e amor.

A Arte Da Guerra – Sun Tzu

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” Desde que a maior obra do general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu foi traduzida para o Ocidente, há pouco mais de dois séculos, tornou-se referência para diversas áreas do conhecimento humano. Citado em filmes como Wall Street, em 1990, este tratado de treze capítulos orienta sobre as circunstâncias, os fatores e as variáveis a se considerar em uma estratégia de guerra. 

Apesar de ser um manual para combate, os ensinamentos de A Arte Da Guerra podem ser aplicados em diversas áreas, do desenvolvimento pessoal à gestão de negócios. Moral, clima, espaço, liderança, organização e logística são temas que perpassam todo tipo de ocupação humana, desde CEOs de grandes empresas a jogadores de futebol. Não por acaso, é uma das obras mais antigas da história da literatura que permanece relevante.

Livro Das Mil E Uma Noites – Volume 1

“Quem fala o que quer, ouve o que não quer”, ou “quem fala sobre o que não lhe concerne ouve o que não lhe agrada.” Um ditado proferido por muitos brasileiros nos dias hoje encontra semelhança com a citação de um dos maiores clássicos da literatura. Vencedora dos prêmios APCA, Paulo Rónai e Jabuti de melhor tradução, o Livro Das Mil E Uma Noites  reúne contos populares originários do Médio Oriente e do sul da Ásia no século IX.

Além de ser uma boa fonte para quem quer saber mais sobre a história e a cultura árabe do período entre os séculos XIII e XVI, a obra mostra a força simbólica do folclore indiano, persa e árabe. A narrativa toca em temas comuns a todos, como traição, desejo de vingança e curiosidade pelo mistério, e mostra a potência da contação de histórias para contornar situações críticas e romper padrões, na figura da heroína Šahräzäd.

Chapeuzinho Vermelho – Maurício de Sousa

Quem não imagina a melodia quando lê o seguinte verso: “pela estrada a fora, eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovózinha!” Chapeuzinho Vermelho é um conto de fadas clássico publicado pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm (da versão mais conhecida). Agora ele também é parte de uma coleção de contos clássicos representados pelos personagens da Turma da Mônica.

Chapeuzinho Vermelho vai visitar a sua avó que morava longe e leva-lhe doces. Ao chegar, ela é recebida pelo Lobo disfarçado, que havia comido a avó. Antes que ele devore a menina também, chega o caçador para resgatar a avó e proporcionar um final feliz. Além de mostrar que aparências enganam, que é importante obedecer os pais e cuidar dos idosos,  a história ensina que não se deve confiar em estranhos e revelar informações pessoais.

O Peregrino (Edição De Luxo) – John Bunyan

“Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração”. O peregrino é um viajante que vai para um lugar sagrado. Nesta história é Cristão, que está espiritualmente abatido e viaja rumo à Cidade Celestial. Durante a aventura, o viajante se encontra com personagens de carne e osso que possuem nomes simbólicos que remetem ao evangelho de Jesus Cristo, como Evangelista, Adulação, Malicia, Apoliom e Vigilância. 

Nesta versão, o tradutor Claudio Blanc recria nomes de personagens: Amor-ao-Dinheiro, Bajulação, Caridade, Duas Caras, Glória Mundana, Hipocrisia, Ignorância, Legalidade, Ócio, Piedade, Pretensioso e Vira-Casaca. A obra mantém sua relevância nos dias atuais, pois trata da busca da felicidade. Além de ser uma alegoria da vida cristã, a narrativa aborda temas como perigo, maldade, traição, boa vontade, sabedoria e esperança.

Buobooks indica – adulto:

Livro Das Mil E Uma Noites – Volume 1

Odisseia – Homero

Os Melhores Contos De Fadas Nórdicos – Peter Christen Asbjørnsen, Jørgen Moe, Clara Stroebe e outros

Os Melhores Contos De Fadas Celtas – Joseph Jacobs, George MacDonald, Edmund Leamy, Oscar Wilde e outros

Contos De Fadas Em Suas Versões Originais – Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e outros

A Arte Da Guerra – Sun Tzu

Bíblia Sagrada King James (Capa Flexível) – Comitê Int. de Tradução

O Peregrino (Edição De Luxo) – Jhon Bunyan

O Mahabharata – Nova Edição – William Buck

 

Buobooks indica – infantil:

Chapeuzinho Vermelho – Mauricio de Sousa

Turma Da Mônica Jovem – Romeu E Julieta – William Shakespeare

Turma Da Mônica – Contos De Andersen, Grimm E Perrault – Mauricio Sousa

ZEUS, WILL YOU PLAY WITH ME? – Edição Bilíngue – Aloma – Lô Carvalho

O Soldadinho De Chumbo