O poder renovado do amor: relatos de famílias em quarentena

A jornalista Lizzie Nassar foi convidada pelo diretor de Redação do Blog Buobooks para produzir um vídeo especial contando uma  história que é hoje traço permanente na vida de muitas famílias em tempos de pandemia: como estão lidando com a quarentena e o isolamento social? No caso das famílias escolhidas por ela, a quarentena virou um universo ainda mais particular. Afinal, não bastassem as adaptações necessárias para se proteger do coronavírus, está o sentimento de quem vive longe da família que está no Brasil. Um isolamento duplo. Lizzie relata abaixo sua própria experiência de carioca que se mudou para Portugal, mantém a memória do outro lado do Atlântico e hoje vive uma vida diferente. Aqui ela sintetiza pra gente sua história de mudança e o poder transformador do amor.

 

Cheguei a Portugal em 2019. Sou carioca, criada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, num bairro conhecido, internacionalmente, pelo calor e pelo presídio de segurança máxima – Bangu. Saí de lá, aos 18 anos, mas a minha família continua.

Em outros ângulos, continuo lá. Digo outros ângulos, no sentido de perspectivas. As minhas memórias estão lá, parte do meu presente está lá. Curioso isso, mesmo estando em outro continente, né? Mas é possível.

Eu a-do-ro viver em Portugal! Fiz amigos, já tenho cafés e parques preferidos.

Quando cheguei aqui, todos falaram a mesma frase: DESACELERAAA, LIZZIE!

O ritmo realmente é outro, o relógio parece contar as horas em outro cálculo matemático. Mas, não. Sou eu mesma! Eu mudei! Desconstruí uma Lizzie que só trabalhava, que estava sempre à procura do tempo e ausente da família. É aí aonde eu queria chegar. O poder do amor de uma família gera mudanças, independente da distância. Vamos aos significados das palavras:

PODER – capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, exercer a autoridade, a soberania. 

AMOR – sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra.

Agora, soma!

Foi trabalhando com reportagens, entrevistando pessoas que fui confrontada, constantemente, com o PODER DO AMOR. Inclusive, este mês, acompanhei duas famílias brasileiras que vivem em Portugal para saber como estão convivendo, juntos, durante a quarentena. Principalmente, longe da família que está no Brasil. Dentro das casas, encontrei amor, diante das diferenças, em meio do isolamento social vivido por milhares de famílias mundo afora. 

Mesmo com a distância é possível exercer esse poder.

https://www.youtube.com/watch?v=5Ao4Tyt4C0k


Comments

Uma resposta para “O poder renovado do amor: relatos de famílias em quarentena”

  1. Waldira Nassar

    Como era de se esperar, tenho vivido momentos de angústias e saudades. Sei que o AMOR faz superar tudo em minha volta. Sou uma MULHER de sentimentos a flor da pele, mas tento com muita FORÇA e ESPERANÇA concluir esse ciclo da VIDA. Agradeço ao CRIADOR, por me dar essa família maravilhosa em que tenho um ORGULHO enorme de ter formado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *