“Pop” é um termo que surgiu na língua inglesa como uma abreviação de “popular”. Começou a ser utilizado nos anos 1950 para designar as canções melódicas e contagiantes que tocavam no rádio, a música pop, mas logo começou a ir além – indo parar, logo depois, inclusive no mundo das artes plásticas pelo movimento Pop Art encabeçado por Andy Warhol. O século XX foi, assim, a grande época do pop, principalmente nas telas de cinema e nas páginas das revistas em quadrinhos. Destacamos aqui sete livros que nos levam a um mergulho por essa cultura pop que, em constante mutação, segue colorindo o mundo.
1. A História do Cinema para Quem Tem Pressa, de Celso Sabadin (Valentina)
A história do cinema é repleta de encantamentos, descobertas e conhecimento. O livro, mais do que fazer um apanhado de datas e nomes, conduz o leitor à compreensão de como a arte e a indústria cinematográfica se desenvolveram. É o ponto de partida para quem procura uma visão ampla dos caminhos tomados pelos filmes nas últimas 12 décadas – dos Irmãos Lumière às franquias, continuações e remakes do século XXI.
2. História do Cinema Mundial, de Franthiesco Ballerini (Summus Editorial)
Para quem quer se aprofundar ainda mais no cinema, o livro traz um fascinante panorama da Sétima Arte em todo o mundo, de Hollywood a Bollywood, com sinopses dos filmes mais importantes de todos os tempos, detalhes sobre os principais movimentos cinematográficos, perfis de grandes diretores e fotos incríveis. Leitura valiosa tanto para cinéfilos de carteirinha quanto aqueles ainda em formação.
3. Marvel Comics – A História Secreta, de Sean Howe (LeYa Brasil)
A história completa e fascinante de uma das maiores editoras de revistas em quadrinhos do mundo. A Marvel revolucionou a linguagem do formato nos anos 1960, apresentou ao mundo personagens icônicos (Homem-Aranha, Homem de Ferro, Incrível Hulk, Vingadores, X-Men e muitos outros), esteve à beira da falência e, numa incrível reviravolta, nos anos 2000, chegou ao cinema para abalar as bases de mais uma indústria.
4. O Pacto Entre Hollywood e o Nazismo, de Ben Urwand (LeYa Brasil)
Prato cheio para quem gosta de cinema e história, o livro mostra como, nos anos 1930, os grandes estúdios de Hollywood, por questões financeiras, compactuaram com a Alemanha de Hitler e concordaram e não produzir filmes que atacassem os nazistas. Leitura que faz olharmos para os filmes americanos clássicos com outros olhos.
5. Segredos de Walt Disney, de Jim Korkis (Seoman)
O “lado B” da cultura pop ganha mais espaço neste livro, em que o historiador Jim Korkis conta todos os bastidores da vida e dos negócios do homem que criou o maior império do entretenimento de todos os tempos. Tem histórias envolvendo o FBI, a União Soviética, religião e, claro, clássicos da animação e parques temáticos inovadores que seguem conquistando crianças e adultos há quase um século.
6. Superman – Uma Biografia Não Autorizada, Glen Weldon (LeYa Brasil)
Existe muitos super-heróis vestindo capa por aí, mas nenhum é tão famoso – e poderoso – quanto Superman, ou, como o chamamos ao longo de toda a nossa infância, Super-Homem, o Homem de Aço. O livro narra a criação de um dos maiores ícones culturais de todos os tempos, as polêmicas em torno de sua autoria, as mudanças impostas ao personagem ao longo do tempo, suas passagens pelo cinema e a TV e muito, muito mais.
7. Almanaque Jogador Nº1, de Fabio Kataoka (LeYa Brasil)
O romance Jogador Nº1, de Ernest Cline, adaptado para o cinema por Steven Spielberg, é um caldeirão de referências pop, principalmente relacionadas à cultura dos nos 1980. Este almanaque, cheio de lindas fotos, serve tanto para complementar e contextualizar para quem não viveu aquela época tudo o que o livro original e o filme mostram quanto para emocionar e fazer vibrar os nostálgicos de plantão.