Numa noite, o vovô-babão e escritor de primeira viagem Raciel Gonçalves Junior, ao colocar sua netinha Catarina para dormir, inventou uma história, em vez de ler um dos livros que ela sempre escolhe para ouvir na cama. Ele nos conta que ela gostou bastante, e que, conforme ia criando e contando, o tempo todo sua neta se reconhecia na história e – com seu sotaque americano -, dizia: é eu!
A história acabou virando um livro infantil ilustrado. Publicado de forma
independente e disponível nos principais marketplaces no Brasil e no exterior, é apresentado nos formatos impresso (21x28cm), digital (Kindle) e em audiobook, e estão fazendo o maior sucesso com as crianças, mas não só com elas, papais e vovós estão “abarrotando a minha caixa de entrada de e-mails, tecendo elogios e deixando avaliações bem positivas nas mídias sociais”, diz Raciel.
“No dia seguinte estava chovendo e não teve aula do lado de fora. Catarina perguntou: Professora, por que as joaninhas têm cores diferentes? Então, a professora deu um balão para cada joaninha e pediu que elas os enchessem. Depois explicou: Ser diferente não importa. Observem os balões. Assim como as joaninhas, eles têm tamanho, forma e cores diversas, mas continuam sendo balões”.
(As Aventuras de Catarina, página 10)
Você já quis muito fazer algo que não podia? Catarina, a joaninha, sabe bem como é se sentir assim. A narração de duas de suas aventuras, irão levar o leitor a refletir com carinho sobre como é importante fazer apenas o que conseguimos, respeitando e obedecendo nossos pais e também o nosso tempo. Afinal, existe o momento certo para tudo, né?
Ilustrado pelo próprio autor, As Aventuras de Catarina é uma viagem para dentro do lar e das rotinas diárias comuns a toda família com crianças até 8 anos de idade, que ao voarem nas asas da joaninha, serão naturalmente levados a se reconhecerem como personagens da história e, por certo, também irão exclamar em voz alta ou pensar: sou eu!