letras do alfaberto

Alfabetização: cinco livros para aproximar as crianças do mundo das palavras

É incrível o momento em que as crianças se tornam capazes de juntar sons, letras e palavras para começar a ler por conta própria. Às vezes parece que acontece num estalo, mas é tudo fruto de um complexo processo cognitivo cuidadosamente engendrado nos neurônios desde a primeira infância. A intimidade com o mundo da leitura desde o início é, claro, fundamental. Por isso selecionamos cinco livros preciosos destinados aos pequenos em diferentes fases da alfabetização, disponíveis em português para o mundo todo pela Buobooks.

1. A Conversa das Letras, Domingos Pellegrini (Geraçãozinha)

Um dos mais versáteis e premiados escritores contemporâneos, o paraense Domingos Pellegrini apresenta o livro perfeito para as crianças começarem a se familiarizar com as letras, os fonemas e a leitura. As letras roncam, bocejam e acordam para criar uma encantadora e sonora confusão. Conversa das letras tem lindas ilustrações de Rubem Filho.

2. Bichionário, Nilson José Machado (Escritinha)

De A a Z, a bicharada retorna para desfilar junto com o abecedário – eis o incrível Bichionário do escritor e professor pernambucano Nilson José Machado, muito bem acompanhado de Dulce Osinski para as ilustrações. Num texto poético e cheio de rimas divertidas, entram em cena tanto animais do dia a dia, como a aranha, o bem-te-vi e a coruja, como outros bem curiosos como a íbis, o quati e o sapo xuê-guaçu.

3. Jacaré Janta Jaca, Martha Bevilacqua (Girassol)

A bicharada retorna em Jacaré Janta Jaca, livro que os pequenos no início da alfabetização adoram ler e reler. Cada página traz um tema diferente – abordando tanto o mundo animal como conhecimento geral e conceitos éticos – em frases musicais e encantadoras compostas por apenas três palavras. Acompanha um jogo de palavras que complementa a leitura. A autora é Martha Bevilacqua, comunicadora especializada em conteúdo educativo infantil.

4. A Palavra Preferida, Aloma (Bon Bini Books)

Além de juntar letras para criar fonemas, a criança em alfabetização passa a enxergar o poder das palavras em nosso dia a dia. A palavra preferida trata justamente dessa mágica que transforma sons em sentido e emoções. Existem palavras que trazem alegria, outras nos deixam tristes. Algumas machucam e devem ser evitadas, enquanto outras, pelo contrário, precisam ser sempre ditas. Escrito pela catarinense Aloma, também conhecida como Lô Carvalho, e ilustrado por Marcos Garuti.

5. O Menino Que Perdia as Palavras, Lau Furquim (Bon Bini Books)

Também explorando a importância das palavras, Lau Furquim, geógrafo e doutor em História da Educação, narra a divertida história de Cazé, um menino tagarela – mas que, às vezes, acha difícil encontrar a palavra certa. Um dia, porém, ele descobre um jeito de guardar as palavras e não deixá-las fugir nunca mais. O menino que perdia palavras, ilustrado por Flavio Capi, é uma leitura para crianças a partir de 7 anos, já num segundo momento da alfabetização.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *