Biografias são ótimas companhias em tempos conturbados. Com textos leves e inspiradores, mostram que mesmo pessoas comuns (mas sempre especiais) são capazes de realizações extraordinárias. São, acima de tudo, livros que nos levam a enxergar o mundo por outros olhos e nos guiam por novos pensamentos e aprendizados.

Fizemos uma seleção de sete excelentes biografias disponíveis para leitores de todo o mundo pela Buobooks. São histórias de grandes personalidades do Brasil ou de nomes universais narradas pelo ponto de vista de autores brasileiros.

Começamos lá atrás, há mais de dois mil anos, com o best-seller Jesus – O Homem Mais Amado da História (LeYa Brasil). O escritor e jornalista Rodrigo Alvarez combina pesquisa e emoção para compor a mais atual e fundamentada biografia do ser humano que transformou o mundo. É um livro para pessoas de todas as crenças – e até mesmo para aqueles que não têm religião.

Do mesmo autor, #MadalenasemFiltros (LeYa Brasil) explora a vida daquela que foi uma das precursoras da luta das mulheres contra o abuso dos homens e a favor da igualdade. Alvarez se transforma em Maria Madalena – sim, ela, em primeira pessoa, revisita sua vida, verbaliza suas ideias sobre os homens, detalha sua relação com Jesus, se mostra indignada com as injustiças que sofreu e reflete sobre o passado e sobre o presente.

Outro título que sugerimos, também disponível na Buobooks, é Allan Kardec – O Homem que Desvendou os Espíritos (Universo dos Livros), de Luís Eduardo de Souza. O livro se debruça sobre a trajetória e o legado do educador francês que fundou o espiritismo. É uma história que teve início no século XIX e segue relevante e viva até hoje.

Depois, em Mulheres do Brasil – A História Não Contada (LeYa Brasil), o pesquisador Paulo Rezzutti resgata as histórias de mais de 200 mulheres que, dos primórdios aos tempos atuais, foram protagonistas na construção do país. Nos registros oficiais, entretanto, acabaram tendo sua importância diminuída ou foram simplesmente apagadas.

Temos ainda relatos das vidas de três nomes relevantes da cultura popular brasileira: o apresentador Silvio Santos, o cantor Leonardo e o esportista Carlos Burle.

Silvio Santos – A Biografia (Universo dos Livros), de Marcia Batista e Anna Medeiros, revela o caminho percorrido por Senor Abravanel até se tornar Silvio Santos, o maior comunicador do Brasil e referência como empresário e gestor de negócios.

Não Aprendi Dizer Adeus (Casa da Palavra) é a autobiografia de Emival Eterno da Costa, ou melhor, Leonardo, cantor que, primeiro ao lado do irmão, Leandro, e depois em carreira solo, modernizou a música sertaneja e vendeu mais de 20 milhões de discos.

Por fim, mas não por isso menos fascinante, Carlos Burle – Profissão: Surfista (Primeira Pessoa/Sextante) traz um dos maiores nomes do surfe brasileiro, verdadeiro poeta das ondas, revelando detalhes sobre seus altos e baixos dentro e fora d’água. O livro é um depoimento ao jornalista e escritor André Viana.

São obras que, do Brasil para o mundo, ajudam a botar nossas vidas em perspectiva, mostrando que mesmo as personalidades mais incríveis são, em diversos aspectos, muito parecidas conosco. E por isso é tão fascinante descobrir como lidaram com problemas e decepções, vivenciaram as mais puras alegrias cotidianas e exploraram com sucesso seus próprios caminhos.