Livros sobre história proporcionam sempre horas e horas de fascínio e aprendizado. Nos melhores casos, funcionam como verdadeiras máquinas do tempo para épocas distantes. Na Buobooks, temos grandes obras sobre os mais diversos períodos da história do Brasil e do mundo, escritos por brasileiros e estrangeiros, mas sempre em português – e com entrega em mais de 100 países. Separamos aqui nove deles.
1. Escravidão – Volume 1, de Laurentino Gomes (Globo Livros)
Um dos livros mais vendidos e aclamados lançados no Brasil em 2019, Escravidão – Volume 1, que dá início à nova trilogia do jornalista e escritor Laurentino Gomes, apresenta uma reveladora reportagem histórica sobre a escravidão no Brasil. É o resultado de seis anos de pesquisas por 12 países e três continentes. Do primeiro leilão de escravos africanos em Portugal à morte de Zumbi dos Palmares, o volume narra os primeiros 250 anos de uma história de dor que deixa marcas profundas até hoje.
2. 1808, de Laurentino Gomes (Globo Livros)
Um imenso fenômeno editorial, 1808, livro que deu origem à série que já vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares, chegou à Buobooks. O texto de Laurentino Gomes traz, por meio de um texto claro e saboroso, todos os detalhes da chegada da vinda da família real portuguesa ao Brasil há mais de 200 anos – fato que influenciou de forma definitiva a formação do país. Em breve os outros dois volumes da coleção, 1822 e 1889, também estarão disponíveis.
3. Brasil: Uma História, de Eduardo Bueno (LeYa Brasil)
Narrando os primeiros 510 anos da história do Brasil (do descobrimento em 1500 ao fim do governo Lula em 2010), Brasil: Uma História traz o olhar único e leve de Eduardo Bueno sobre o nosso passado. Jornalista e autor de mais de 200 livros, com mais de meio milhão de exemplares vendidos, Bueno – ou Peninha, como também é conhecido – traz a história brasileira para o dia a dia de todos nós e faz despertar nos leitores o interesse pelo nosso rico passado.
4. Bastidores de 1964: Detalhes Não Revelados do “Golpe”, de Murilo Prado Badaró (Chiado Books)
Um livro que utiliza a ficção para trazer à tona acontecimentos reais e, muitos deles, poucos conhecidos do chamado Golpe Militar de 1964 no Brasil. O escritor e pesquisador Murilo Prado Badaró inicia sua narrativa com a morte de Getúlio Vargas, em 1964, e, apresentando como protagonista um jovem e audacioso repórter político, faz desenrolar uma trama baseada em farta bibliografia e pesquisa realizada pelo autor.
5. Coronéis do Cacau, de Gustavo Falcón
Uma pesquisa histórica essencial sobre o coronelismo na Bahia. O historiador Gustavo Falcón mostra como, principalmente durante a República Velha (1889-1930), mas até meados do século XX, os coronéis centraram suas atividades no município de Ilhéus, maior produtor de cacau, e assumiram o controle do poder via força econômica, prestígio político e violência. Edição revista e ampliada.
6 e 7. Trapaça: Saga Política no Universo Brasileiro – Volumes 1 e 2, de Luís Costa Pinto (Geração Editorial)
A história política recente do Brasil é tema da obra monumental do jornalista Luís Costa Pinto, que, no início dos anos 1990, deu início ao processo que resultou no impeachment do presidente Fernando Collor. Serão, no total, quatro volumes – sendo que dois já estão disponíveis. Em tom literário, em ritmo de thriller policial, o primeiro aborda justamente o governo Collor. O segundo começa na posse de Itamar Franco, em 1992, e vai até ao dia 26 de abril de 1999, quando o ex-presidente do Banco Central, Francisco Lopes, sai preso do Senado Federal.
8. O Papa Contra Hitler, de Mark Riebling (LeYa Brasil)
Uma história que parece ficção, mas é real: ao contrário do que muitos acreditam, o pesquisador Mark Riebling mostra, com base em documentos oficiais secretos do Vaticano, que, em vez de ter sido conivente com o nazismo, o papa Pio XII na verdade fez tudo o que estava a seu alcance para aniquilar Hitler. O livro explica, numa narrativa digna de um grande thriller, como a Igreja coordenou um dos maiores esquemas de espionagem já vistos na tentativa de derrubar o líder alemão.
9. Os Sete Últimos Meses de Anne Frank, de Willy Lindwer (Universo dos Livros)
A partir do testemunho de seis mulheres judias que conviveram com Anne Frank no campo de concentração do qual ela jamais voltou, o cineasta holandês Willy Lindwer filmou um documentário posteriormente transformado neste livro. Ele reconstitui parte da história que não foi contada em O Diário de Anne Frank, um dos livros mais famosos e queridos já publicados, narrando o tempo entre a prisão da adolescente e a sua triste morte.