Utilizando o cordel numa linguagem clara e objetiva, este livro aborda didática e comparativamente, como num passeio, as épocas e paisagens da cidade do Rio de Janeiro. Começa com a chegada dos primeiros portugueses, como Gaspar de Lemos, entre 1501 e 1502, explorador e denominador dos acidentes geográficos, e vai passando pelas diversas expansões das cidades, relembrando os antigos nomes de suas ruas e comparando-os aos atuais. Com uma intencional cronologia que visa facilitar o entendimento por parte do leitor, a obra percorre os bairros, os eventos, os governos e, é claro, a expansão urbana, o crescimento demográfico, o progresso e até mesmo os problemas do Rio de Janeiro.
Pequena história do Rio de Janeiro em cordel
Mais textos desse autor
Dia Mundial do Veganismo: história, filosofia e livros sobre o tema
O Dia Mundial do Veganismo foi criado em 1994, no 50º aniversário da The Vegan Society, uma instituição de caridade educacional com sede no Reino Unido que fornece informações e orientação sobre o veganismo. A data foi instituída por sugestão de Louise Wallis, ex-presidente da organização, e foi neste contexto em que nasceram os termos … Continue lendo "Dia Mundial do Veganismo: história, filosofia e livros sobre o tema"
Leia mais
Dia das Bruxas com literatura: 7 livros sobre histórias de bruxos
Harry Potter e a câmara secreta Harry Potter e a Câmara Secreta, de JK Rowling, é a sequência de Harry Potter e a Pedra Filosofal. É o segundo livro da série de sete livros de Harry Potter. O livro foi publicado em 1998. Um filme foi lançado nos cinemas em novembro de 2002. Harry recebe … Continue lendo "Dia das Bruxas com literatura: 7 livros sobre histórias de bruxos"
Leia mais
Uma breve história de Napoleon Hill – e de seus principais livros
De Pound, na Virgínia, para o mundo, Napoleon Hill se consolidou um dos mais famosos autores de desenvolvimento pessoal e autoajuda. Ele foi um dos pioneiros do gênero literário moderno de sucesso pessoal. Não por acaso, é amplamente considerado um dos grandes escritores: seu trabalho mais famoso, Quem pensa enriquece (1937), é um dos livros … Continue lendo "Uma breve história de Napoleon Hill – e de seus principais livros"
Leia mais