A contribuição dos médicos à educação infanto-juvenil pode ser observada ao longo dos tempos, principalmente quando eles se dedicaram à procura de respostas aos desafios que lhes eram impostos: crianças misturadas a diversas anomalias em locais que abrigavam todo tipo de doente; dificuldades apresentadas pelas crianças durante os períodos escolares; percepção da pouca importância dada à pedagogia em conjunto com a medicina para o desenvolvimento e a aprendizagem; necessidade de criação de métodos e/ou testes para compreensão do diagnóstico dado a cada criança, entre outros. Apesar de, muitas vezes, a prática médico-pedagógica ter sido concebida como uma forma de evitar a “germinação de criminosos e desajustados”, ou mesmo como uma vertente preocupada com questões eugênicas e higienizadoras, nota-se que alguns médicos se destacaram ao longo da história com propostas inovadoras à educação, desmistificando a relação citada e garantindo o desenvolvimento e a aprendizagem de muitas crianças em instituições ou nos espaços escolares.
Médicos Educadores
Mais textos desse autor
Dia Mundial do Veganismo: história, filosofia e livros sobre o tema
O Dia Mundial do Veganismo foi criado em 1994, no 50º aniversário da The Vegan Society, uma instituição de caridade educacional com sede no Reino Unido que fornece informações e orientação sobre o veganismo. A data foi instituída por sugestão de Louise Wallis, ex-presidente da organização, e foi neste contexto em que nasceram os termos … Continue lendo "Dia Mundial do Veganismo: história, filosofia e livros sobre o tema"
Leia mais
Dia das Bruxas com literatura: 7 livros sobre histórias de bruxos
Harry Potter e a câmara secreta Harry Potter e a Câmara Secreta, de JK Rowling, é a sequência de Harry Potter e a Pedra Filosofal. É o segundo livro da série de sete livros de Harry Potter. O livro foi publicado em 1998. Um filme foi lançado nos cinemas em novembro de 2002. Harry recebe … Continue lendo "Dia das Bruxas com literatura: 7 livros sobre histórias de bruxos"
Leia mais
Uma breve história de Napoleon Hill – e de seus principais livros
De Pound, na Virgínia, para o mundo, Napoleon Hill se consolidou um dos mais famosos autores de desenvolvimento pessoal e autoajuda. Ele foi um dos pioneiros do gênero literário moderno de sucesso pessoal. Não por acaso, é amplamente considerado um dos grandes escritores: seu trabalho mais famoso, Quem pensa enriquece (1937), é um dos livros … Continue lendo "Uma breve história de Napoleon Hill – e de seus principais livros"
Leia mais